Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Atividades do Projeto Sorriso de Plantão serão retomadas no dia 6 de agosto

Por meio dele, integrantes se caracterizam de Palhaço de Hospital e realizam visitas de cunho terapêutico em unidades de saúde da capital

Após ter as atividades suspensas em 2020, em razão da pandemia da Covid-19, o Projeto de Extensão Universitária Sorriso de Plantão estará de volta no dia 6 de agosto, com uma equipe totalmente renovada.

A retomada acontece após processo seletivo e capacitação realizados entre os meses de junho/julho. Neste retorno, os integrantes do grupo chegarão aos hospitais às 13h para preparar a maquiagem, vestimenta e acesso aos prontuários, para que todos estejam cientes sobre a patologia dos internos. Os ‘plantões’ se iniciam pontualmente às 14h e se encerram às 17h; no final, um dos integrantes é escolhido para escrever a ‘Resenha do Riso’, um relato de como foi a sua experiência naquele dia. 

Leia também

A volta do projeto está gerando muita ansiedade para os integrantes do grupo. Thaynah Lima, a drª Florescer, compartilhou um pouco sobre a sua expectativa. “É um ambiente diferente, uma equipe nova. Estou ansiosa, estou muito feliz pela nossa volta e estou contando os dias para o nosso primeiro plantão (pós pandemia)”, exaltou a estudante de Enfermagem, que atuará no Hospital da Criança. 

O trabalho voluntário é realizado por estudantes de graduação de diversos cursos e instituições de ensino, tendo como requisito estar devidamente matriculado na IES, cartões de vacinas atualizados e não estarem no último ano de curso.

Ao final do ciclo os alunos são credenciados como monitores do projeto e com certificado de extensão de 150 horas de carga horária, emitido pela Uncisal. 

O Sorrido de Plantão é fruto de uma parceria entre a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Já são 20 anos de atividades lúdicas realizadas na capital. 

O projeto

O objetivo é amenizar a dor de crianças e acompanhantes no ambiente hospitalar de cinco hospitais da cidade de Maceió: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), Santa Casa de Misericórdia de Maceió (Unidade Farol) e sua mais recente adição, o Hospital da Criança. 

O projeto atua sob a orientação do professor Cláudio Fernando Rodrigues Soriano e a coordenação da professora Maria Rosa da Silva. Os integrantes se caracterizam de Palhaço de Hospital e realizam visitas de cunho terapêutico em hospitais da capital, todos os sábados, auxiliando no tratamento médico hospitalar e na recuperação ao utilizar a arte do Clown, ludoterapia, interações musicais e contação de histórias.

Com assessoria*

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas