Por Adja Alvorável* e Erik Maia, g1 AL

Lucas Amorim apresenta projeto que ficou em segundo lugar em competição internacional, em Maceió, Alagoas — Foto: Reprodução/ YouTube

Os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), John Victor Farias de Omena, Gabriel Barbosa Pereira e Lucas de Oliveira Amorim conquistaram o 2º lugar na categoria inovação na Huawei ICT Competition 2021-2022 Global Final Inovation Track. A competição internacional aconteceu em 19 de junho de forma online, na China. O evento tinha como objetivo estimular a área da tecnologia.

A competição possui quatro categorias, chamadas de tracks: network, cloud, industry e inovation. Orientados pelo professor Rodrigo de Barros Paes, a equipe da Ufal disputou na track de inovação.

"Nós obtivemos o second prize na track de inovação. A Huawei tem parcerias com as Universidades e fornecem vários cursos de Cloud, IA, BigData, redes, etc. Então, para participar dessa competição nós fizemos alguns desses cursos. É uma experiência interessante. Além disso, pudemos conhecer pessoas relevantes na indústria, fazer amizades e expandir nosso network", contou o estudante John Omena.

Omena explicou que, na competição, apenas um integrante da equipe poderia explicar o projeto em um período de 10 minutos. Como toda a organização do evento foi na China, os organizadores falavam em mandarim e um tradutor passava para eles em inglês, da mesma forma eles falavam em inglês e ele traduzia para mandarim.

Alunos da Ufal ficam em segundo lugar em competição internacional na China — Foto: Reprodução/YouTube

Os estudantes precisaram levar um projeto que aplicasse novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), em soluções com benefícios comerciais, sociais e que resolvesse problemas da indústria ou dia a dia. Além disso, era necessário utilizar tecnologias de software, hardware ou sistemas.

"Essas competições são comuns no ramo da tecnologia, pois competidores naturalmente desenvolvem habilidades que são muito requisitadas pela indústria, como trabalho em equipe, saber aprender, criatividade, resolução de problemas e etc. Além disso, são divertidas", relatou John Victor.

Na última etapa, os alunos enfrentaram outras 22 equipes de diferentes locais do mundo. Nessa fase, eram considerados os critérios de inovação, complexidade do sistema ou da tecnologia utilizada, beneficio social, funcionalidade e performance na apresentação.

Cerca de 150 mil estudantes de 2 mil faculdades e universidades de 85 países participaram da competição.

Para o estudante, mesmo sendo no formato remoto, a competição foi uma oportunidade para praticar habilidades consideradas importantes no mercado de trabalho.

"Foi uma experiência muito interessante pois eu não tinha muita participação nesse ramo competitivo. Todo aluno do curso devia participar pelo menos uma vez em eventos desse tipo, pois estimula o raciocínio lógico sob pressão, algo que acontece em atividades do dia a dia no trabalho", afirmou.

Alunos da Ufal conquistam 2º lugar em competição internacional de tecnologia — Foto: Divulgação

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

*Estagiária, sob supervisão