Dólar com. 5.0723
IBovespa 0.58
04 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
04/07/2022 às 18h30

Geral

Equipe da Ufal é uma das vencedoras de prêmio promovido pela Huawei

Time formado por estudantes do curso de Ciência da Computação conquistou o segundo lugar entre 22 equipes

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi destaque na 6º edição da Huawei ICT Competition (2021-2022), que aconteceu no último dia 19 de junho. No evento internacional, a equipe da Ufal, formada pelos estudantes do curso de Ciências da Computação: Gabriel Barbosa Pereira, Lucas de Oliveira Amorim e John Victor Farias de Omena, sob a orientação do professor Rodrigo de Barros Paes, alcançou a segunda colocação concorrendo com outras 22 equipes. 

A 6º edição da Huawei ICT Competition foi realizada em formato virtual, e atualmente possui quatro tracks (trilhas): Network, Cloud, Industry e Innovation. Este ano, foi concedido ao Brasil a oportunidade de convidar academias parceiras para participar do ICT Competition Innovation Track. 

Para o estudante John Victor Farias de Omena, a competição serve para estimular a tecnologia. “Na track de inovação que participamos era necessário levar um projeto que aplicasse tecnologias novas de TIC, como AI, IoT, BiG Data e/ou Cloud Computing, em soluções com benefícios comerciais e/ou sociais e que resolvesse
problemas da indústria ou dia a dia, era necessário também utilizar tecnologias da Huawei, sejam elas software, hardware ou sistemas como Huawei Cloud, Mindspore, ModelArts e HarmonyOS”, conta. 

A trilha da competição visou promover o uso das tecnologias Huawei de maneira inovativa. Cada equipe precisou descrever a ideia de um projeto, explicando o seu esquema em detalhes, em dez minutos, e respondendo às perguntas dos juízes em cinco minutos. 

O time da Ufal optou por apresentar um projeto real, desenvolvido anteriormente pelo Centro de Inovação EDGE, que aplicava Inteligência Artificial para o reconhecimento de facial, de maneira a alcançar dados importantes para centros comerciais, tais como: idade, sexo, etc. “Foi uma experiência muito interessante pois eu não tinha muita participação nesse ramo competitivo. Todo aluno do curso devia participar pelo menos uma vez em eventos desse tipo, pois estimula o raciocínio lógico sob pressão, algo que acontece em atividades do dia a dia no trabalho”, completa. 

Acompanhe o momento da premiação pelo Youtube. (a partir do minuto 32:51) 

O PrêmioMais de 150.000 estudantes de 2.000 faculdades e universidades em mais de 82 países e regiões participaram da competição. Na Etapa Global Final a Ufal disputou com 22 equipes de diferentes locais do mundo, podendo pontuar nos critérios de inovação, complexidade do sistema/complexidade da tecnologia utilizada, benefício social, completude funcional e por fim performance na apresentação, onde obteve o second prize na track de inovação.

Essas competições são comuns no ramo da tecnologia, pois os competidores naturalmente desenvolvem habilidades que são muito requisitadas pela indústria, como: trabalho em equipe, saber aprender, criatividade, resolução de problemas e etc. Além disso, são divertidas.

A Huawei tem parcerias com as universidades e oferece vários cursos de Cloud, IA, Big Data, redes, etc. “Para participar dessa competição, nós fizemos alguns desses cursos. É uma experiência interessante. Além disso, conhecemos pessoas relevantes na indústria, para novas amizades e expandir nosso network”, conclui John Victor.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]