Por g1 AL

Saiba como ficam as aulas com a chuva nos campi da Ufal

A Gestão Central da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se reuniu de forma emergencial com os diretores de todos os campi para avaliar os danos provocados pelas chuvas. O reitor Josealdo Tonholo disse nesta quarta-feira (6) que o prejuízo material chega a R$ 2 milhões. Gestores de alguns cursos já decidiram suspender as aulas presenciais, outros ainda avaliam a situação.

No Centro Educacional (CEDU) do campus A.C. Simões, em Maceió, onde funciona o curso de pedagogia, as atividades presenciais foram suspensas, mas as aulas remotas foram mantidas. Medidas semelhantes estão sendo discutidas em cada uma das 26 unidades, institutos e campi, considerando a realidade de cada localidade, já que o estado tem 56 municípios em situação de emergência e mais de 66 mil pessoas tiveram que sair de suas casas.

"Algumas unidades sequer têm condições de dar aulas remotas porque algumas cidades estão sem energia elétrica e sem conexão [com internet]", disse o reitor da Ufal ao ressaltar que as medidas adotadas podem ser "desde a suspensão completa desse período das aulas, atividade híbrida, atividade remota ou mesmo uma mutação das atividades presenciais".

A Ufal orienta que os estudantes entrem em contato com professores e coordenadores para informações sobre as aulas e a situação em sua Unidade Acadêmica.

Aulas presenciais são suspensas no campus da Ufal em Maceió — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Sobre os danos materiais, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) elaborou um levantamento emergencial dos estragos. Essa ação servirá para elaborar um cronograma de atuação e solicitar um auxílio emergencial ao Ministério da Educação (MEC) para eventuais reparos.

"Fora do prejuízo acadêmico, a gente está com um prejuízo material muito grande. A gente recebeu o relatório feito pela Superintendência de Infraestrutura e nós temos, no mínimo, R$ 2 milhões de prejuízos com os prédios que tiveram problemas de vazamento de telhado, queda de telhado, queda de árvores em cima de telhados", avaliou Tonholo.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) informou que está acionando setores para análise da necessidade e viabilidade de alteração do calendário acadêmico vigente. O Conselho Universitário (Consuni) deve decidir sobre a proposta adaptada de calendário para o próximo semestre letivo, já considerando esta situação emergencial das chuvas.

VÍDEO: Cidades do interior de Alagoas foram mais castigadas pelos temporais

Lama e água ainda tomam conta das casas em São José da Laje e Murici

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL