Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Pais descobrem e lançam livro deixado por filho acometido por câncer

Antes de perder luta contra a doença, Arthur Farias Magalhães deixou manuscrito contando sua trajetória

No dia 27 de novembro de 2021, Nadson Lima Magalhães e Andréia Carla Farias perderam seu filho mais velho, de apenas 21 anos, Arthur Farias Magalhães, após uma árdua batalha contra um câncer ósseo. Esse, que perdurava desde o início de 2020. A perda, porém, foi sucedida de um achado surpreendente. Isso porque Arthur sonhava em ser um escritor e, um livro intitulado "Sally", grafado pelo próprio jovem, foi descoberto momentos depois de sua partida.

A Gazetaweb encontrou Nadson e Andréia, para conversar sobre o achado, cerca de sete meses após o acontecimento. Para ambos, uma surpresa gigante, ainda mais quando leram as palavras deixadas pelo filho. Eles contam que o livro foi um presente e que nele Arthur descreveu boa parte de sua batalha contra a cruel doença.

Leia também

"A gente ficou sabendo sobre o livro no dia do sepultamento, quando uma amiga dele comentou sobre. Até esse momento não sabíamos que existia esse livro. Através disso, descobrimos que era contando a história dele", disse Nadson.


				
					Pais descobrem e lançam livro deixado por filho acometido por câncer
O livro Sally foi produzido e já está disponível para vendas. Nathália Nobre/Cortesia

Nadson e Andréia revelaram que conseguiram o arquivo do livro através de uma amiga de Arthur. O jovem havia entrado em contato com essa amiga, para que ela fizesse quatro desenhos e tinha o arquivo guardado com ela. Para a mãe de Arthur, achar o manuscrito foi motivo de muito orgulho e uma demonstração de força, em meio à grave doença. Na história principal de "Sally", o escritor usa um pseudônimo para contar experiências da sua vida.

Durante o período em que começou e finalizou o livro, Arthur passou por sessões de quimioterapia, radioterapia, além de uma viagem para Recife, onde precisou realizar uma cirurgia de grande risco.

"O sentimento foi de muito orgulho. Uma força que nosso filho tinha, que eu nem imaginava. Porque, tudo que ele estava passando, o sofrimento e ele ter tido a força de escrever sobre a história dele. Para mim, ele deixou como um consolo. É muito duro para a gente ver que ali são as palavras dele. Ele deixou como legado, até para incentivar outras pessoas que estão passando por dificuldades, depressão. Vendo a história dele, vão ver que nem assim devem desistir", exclamou a mãe.


				
					Pais descobrem e lançam livro deixado por filho acometido por câncer
Arthur (de touca), ao lado de seus pais e seu irmão mais novo, Miguel. Arquivo Pessoal/Cortesia

Com orgulho do que foi feito por Arthur, nenhum dos dois pestanejou na ideia de lançar o livro para o público. Após um trabalho cansativo, Nadson e Andréia conseguiram realizar o sonho do filho. "Sally" teve seu lançamento oficial na Casa de Cultura de Arapiraca, no último dia 29 de maio. Lá, o livro pôde ser prestigiado, comercializado e divulgado para público pela primeira vez.

Contudo, a realização do sonho não diminui o capítulo mais doloroso da vida de ambos, que é a saudade. "Quando vemos relatos das pessoas que o conheciam, só têm muito carinho. Ele era um menino especial, sincero, do jeitinho dele. Eu só sinto cada dia mais orgulho e mais saudade. Eu, como mãe, que acompanhei de perto o sofrimento dele, não teria forças, para parar e escrever uma história", revelou Andréia.

Sob muitas lágrimas, Nadson e Andréia relembraram os momentos difíceis, desde que a doença foi descoberta. Essa, que aconteceu após uma dor no joelho de Arthur. Ao todo, foram 19 meses na busca da cura.


				
					Pais descobrem e lançam livro deixado por filho acometido por câncer
Arthur passou mais de um ano na batalha e tratando a doença. Arquivo Pessoal/Cortesia

"Foi surreal, só sabe quem passa. Foi muito sofrimento, muita luta, dias difíceis, mas sempre com a esperança que a cura viria. Mas eu acredito que Deus tem um propósito para tudo isso. Foi duro, paz só quando estiver com ele novamente. A gente se aproximou mais do nosso filho, ele pôde sentir esse amor. Ele relatou no livro que ninguém merecia viver sem sentir que era amado. E todo mundo pôde demonstrar esse amor", contam os pais.

Por coincidência do destino, no dia 25 de julho comemora-se no Brasil o dia do escritor. E, oficialmente, Arthur Farias Magalhães é considerado um escritor certificado, com a chancela de professores e outros escritores. Após conseguir realizar o sonho do filho, os pais de Arthur enfatizam o amor e aconselham pessoas que passam por algo parecido.

"Não desistam nunca. Demonstre amor pelos seus filhos. Não espere chegar uma doença para demonstrar esse amor. Porque palavras são vazias se não tiverem atitude. A gente vive buscando bens materiais e a essência da vida não é essa. Depois da partida dele, a vida perdeu a graça", revelaram.


				
					Pais descobrem e lançam livro deixado por filho acometido por câncer
A casa onde Nadson e Andréia moram, homenageia o filho em todos os cantos. Nathália Nobre/Cortesia

Mesmo realizando um sonho de Arthur, os pais do jovem não esconderam como é doloroso relembrar os momentos difíceis. Sobretudo com a saudade e as lembranças de dias ruins. Contudo, a satisfação de realizar um sonho do filho tem sido um dos poucos bons momentos até então.

"A casa ficou um vazio. Mas a gente tem que encontrar forças e a força que eu encontro é em Deus. Por muitas vezes, no tratamento, eu o vi chorar, ele queria que o tirasse daquele lugar. Hoje, porque eu sei que o Miguel, o irmãozinho dele, precisa de mim. E eu sei que, onde ele estiver, ele não ia querer que a gente desistisse. Então, mesmo com essa saudade enorme, a gente tem que continuar, por ele", contou Andréia, em lágrimas.


				
					Pais descobrem e lançam livro deixado por filho acometido por câncer
Junto à família, pais de Arthur farão lançamento do livro em Maceió. Nathália Nobre/Cortesia

Agora, "Sally" será lançado em Maceió e o evento será aberto ao público. O lançamento está marcado para o próximo dia 16 de julho, das 8 horas até as 12 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. No evento, familiares de Arthur irão prestar uma homenagem póstuma, além de disponibilizarem as vendas do livro. Cada exemplar custa R$ 25,00. Para os interessados em comprar de forma online, basta entrarem em contato com o número: (82) 99981-8290, para todas as informações.

"Eu espero que Sally se espalhe pelo Brasil e a história dele seja conhecida. O lançamento vai ser muito especial e muito emocionante. A pessoa que for, não voltará a mesma para casa. Vai ser impactada, com o que ele deixou", disseram os pais, em forma de convite.


				
					Pais descobrem e lançam livro deixado por filho acometido por câncer
O público está convidado para o evento que acontecerá no próximo dia 16. Nathália Nobre/Cortesia

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas