Maceió, AL

Clear sky

Bolsistas da Ufal conquistam prêmio de Química Medicinal

Reconhecimento aconteceu durante a 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ), em Maceió
Sob a coordenação do professor Edeildo Ferreira, pesquisa foi desenvolvida pelos bolsistas Wadja Feitosa e Gabriel Vilela (foto: reprodução)

A pesquisa “Desenvolvimento de Antivirais Planejados por Fragmentos Objetivando a NS2B/NS3 dos Vírus Zika e Dengue”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), venceu o prêmio na Categoria Química Medicinal da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ). O estudo foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Gabriel Vilela Gomes, do Instituto de Ciências Farmarcêuticas (ICF), e Wadja Feitosa dos Santos Silva, do Instituto de Química e Biotecnologia(IQB).

O trabalho tem a orientação dos professores Edeildo Ferreira da Silva Junior, do IQB, e João Xavier de Araújo Junior, do ICF, ambos coordenadores do Laboratório de Química Medicinal (LQM), do Instituto de Ciências Farmacêuticas.

PUBLICIDADE

A pesquisa é fruto do ciclo Pibic 2020-2021 e conta também com o envolvimento da professora Tanja Schirmeister, da Universidade Johannes Gutemberg (JGU) de Mainz (Alemanha), e dos alunos de doutorados dessa mesma instituição estrangeira, Hannah Maus e Stefan Josef Hammerschmidt.

“Fomos o único grupo da Ufal premiado com painel na 45ª RASBQ, dentre os vários excelentes trabalhos presentes ao evento”, destaca o professor Edeildo Ferreira, efetivado como docente da Ufal em 2020.

“Para mim, em particular, o prêmio significa muito, pois essa foi a primeira edição do evento que participei na qualidade de professor. A conquista do prêmio é muito importante para os bolsistas Wadja e Gabriel, pois enche seus corações com o desejo de seguir carreira acadêmica e poder contribuir mais ainda com os avanços científicos e tecnológicos do país”, acrescenta.

O evento RASBQ – realizado em Maceió de 31 de maio a 3 de junho, no Centro de Convenções – é um dos mais importantes da área de química em âmbito nacional. A categoria de Química Medicinal, em que a Ufal foi a vencedora, contou com a inscrição de 44 trabalhos.

“Nosso trabalho concorreu com grupos de química medicinal muito bons e consolidados do país e, mesmo assim, um grupo de pesquisa em uma universidade do Nordeste, sem muitos recursos financeiros, quando comparada às universidades do Sul e Sudeste do país, consegue trazer esse prêmio para Ufal”, comemora, destacando que a participação da professora alemã Tanja Schirmeister favorece a internacionalização de parcerias na área entre ambas instituições de ensino superior.

Pesquisa

No estudo científico, novos inibidores competitivos da principal protease dos vírus zika e dengue foram desenvolvidos com excelentes resultados. O pesquisador afirma que o trabalho realizado é extremamente importante para a área de desenvolvimento de compostos contra arboviroses transmitidas por Aeds aegypti, em especial Zika e Dengue, os quais são responsáveis por quadros clínicos que não possuem medicamentos específicos para tratá-los de modo focal.

O professor acrescenta ainda que foi reportada pela primeira vez uma determinada classe química como inibidores competitivos da principal enzima do vírus. Ele destaca que a pesquisa não pertence a nenhum projeto de financiamento aprovado anteriormente e que foi iniciada e executada durante o período mais crítico da pandemia, porém sempre respeitando os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde, bem como da própria Ufal.

“Podemos mostrar para a sociedade e comunidade científica que em nenhum momento paramos nossas atividades acadêmicas e de pesquisa. Principalmente, em prol da saúde do país, uma vez que o Brasil é um país endêmico para as citadas arboviroses”.

Todas as etapas de planejamento racional de novos inibidores, bem como as de rotas sintéticas, foram desenvolvidas no Laboratório de Química Medicinal do ICF.

“Novas moléculas estão sendo produzidas, com a finalidade melhorar ainda mais as atividades observadas. Já adianto que a continuidade da pesquisa foi submetida ao edital Pibic Ufal 2022-2023 e a equipe torce para que haja a aprovação e, assim, expandir cada vez mais o conhecimento”.

PUBLICIDADE