Pré-candidato à presidência pela UP vem a Alagoas em sua caravana pelo país

03/06/2022 08:13 - Política
Por Redação*
Image

Leonardo Péricles,  40 anos, mineiro de Belo Horizonte, morador da Ocupação Urbana Eliana Silva, é o pré-candidato à presidência da República, pela Unidade Popular pelo Socialismo, o mais novo partido do Brasil, que conseguiu o registro em 10 de dezembro de 2019,  após uma maratona de dois anos para alcançar 1,2 milhões de assinaturas de apoiamento. Ele vai estar em Alagoas nos dias 6 e 7 de junho.

O pré-candidato está em caravana pelo país, para divulgar as principais propostas da UP para o Brasil, que incluem revogação das reformas trabalhista e previdenciária, o fim das privatizações, a auditoria cidadã da Dívida Pública, a redução da jornada de trabalho, o congelamento do preço dos alimentos e o fim da carestia, a defesa das reformas urbana e agrária, tributação socialmente justa com taxação das grandes riquezas e a defesa de uma Assembleia Nacional Constituinte com ampla participação popular.

Leonardo Péricles inicia a agenda na segunda-feira (6), às 8h, com entrevistas agendadas na imprensa local. Às 11h, o pré-candidato vai para Bebedouro, conhecer de perto o drama da desocupação forçada pelo crime ambiental provocado pela Braskem. Ele quer conversar com moradores e moradoras que ainda resistem no bairro e que estão para ser expulsos de suas casas, sem indenização, por decisão judicial.

No período da tarde, o pré-candidato à presidência pela UP visita a Vila Emater e conversa com catadores de materiais recicláveis. À noite, Léo Péricles se reúne com dirigentes estaduais e municipais da UP para debater a situação política do país e as tarefas da Unidade Popular na organização da classe trabalhadora, no enfrentamento à pobreza e a fome que assola o país. São 17,5 milhões de famílias brasileiras vivendo com renda per capita mensal de até R$ 105, segundo dados de fevereiro deste ano, do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Na terça-feira (7), Léo Péricles seguirá para Palmeira dos Índios. Ele vai conhecer Maria José, indígena da etnia Xucuru-kariri, que mora na mata da Cafurna, mãe do Cacique Carlinhos, líder de um grupo do povo Xucuru que ocupa um território em Brumadinho (MG). Péricles conheceu o cacique em recente visita aos povos indígenas de Minas Gerais. Depois da visita, o candidato vai participar de reunião com apoiadores na cidade e conceder entrevista às rádios da região.

Durante à tarde, de volta à Maceió, Léo Péricles participa da roda de conversa com estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sobre os recentes congelamentos no orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior, o que está provocando um corte nos programas de acesso e permanência das camadas populares na Universidade. O tema da conversa é em defesa das cotas e da Universidade Pública.

Leonardo Péricles finaliza a programação em Alagoas participando do lançamento das pré-candidaturas da UP em Alagoas: a jornalista Lenilda Luna será pré-candidata à deputada federal e a catadora de materiais recicláveis, Vânia Gomes, vai concorrer à deputada estadual. O lançamento está marcado para 19h, no espaço do Rex Bar, na rua Sá e Albuquerque, Jaraguá.

*Com informações da Assessoria. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..