Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Universidade Federal de AL volta a adotar atividade remota

Unidades Acadêmicas, setores de Apoio e Campus Fora da Sede da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), já começaram a adotar as atividades remotas, devido ao aumento do casos de Covid-19 que estão sendo registrados. A medida é de precaução e como forma de segurança para evitar uma onda de proliferação da doença entre docentes, estudantes, técnicos e equipe de terceirizados.

O Centro de Tecnologia da Ufal já está com as atividades remotas nesta semana, com o registro de pelo menos 17 professores positivados pelo vírus e alguns estudantes.

A autonomia em decidir pelas atividades não presenciais é regulamentada pela Instrução Normativa Conjunta, nº 05 de 27 de junho deste ano, considerando o aumento de testagem positiva para a doença. O documento orienta os setores da Ufal quanto a execução de trabalho remoto e/ou híbrido no período de 27 de junho a 09 de julho, ficando autorizado que diretores das Unidades Acadêmicas, Campi Fora da Sede e as chefias imediatas adotarem as aulas online, com comprovadamente 20% dos servidores lotados no setor e 10% dos discentes com teste positivo da Covid-19 ou sintomas gripais.

Artigos Relacionados

De acordo com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, cada diretor tem autonomia para avaliar se deverá adotar as aulas remotas. “Cada setor tem uma realidade. Por exemplo, nas aulas de campo ao ar livre, por exemplo, os riscos de contaminação são menores. Na área de saúde, os estudantes possuem atividades no hospital onde há um controle mais rígido. Ou seja, alguns setores são mais afetados e outros não”, colocou.

Ao todo circulam na universidade, diariamente, uma média de 35 mil pessoas. São 3.600 técnicos e docentes, 2.500 terceirizados e 27 mil estudantes. Por conta da pandemia, a Ufal adotou as aulas on-line. Em março deste ano, as aulas presenciais foram retomadas seguindo Protocolo de Biossegurança, com diretrizes e orientações para o funcionamento e desenvolvimento de atividades. Entre algumas medidas que seguem valendo é quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras.

“Isso é regulamentado para que a máscara seja utilizada em qualquer local de acordo com nossa autonomia universitária. Além disso, há a exigência da comprovação da vacinação, de pelo menos duas doses, a depender da idade. Infelizmente, a pandemia não acabou e é fundamental ficarmos atentos”, diz.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas