OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2024

07/06/2022 às 15:16

Arquivo Público de AL participa da 6ª Semana Nacional de Arquivos com programação especial

Suquinho de Memória faz parte da programação de Alagoas na 6ª Semana Nacional de Arquivos. Divulgação Suquinho de Memória faz parte da programação de Alagoas na 6ª Semana Nacional de Arquivos. Divulgação

O Arquivo Público de Alagoas (APA) realizou, na manhã desta terça-feira (7), a oficina O Uso de Documentos e a Pesquisa Histórica, ministrada pelo professor Gian Carlo de Melo Silva. Destinada a pesquisadores, estudantes de história e interessados no tema abordado, a oficina faz parte da programação preparada pela instituição para a 6ª Semana Nacional de Arquivos, que vai até sexta-feira (10).

Durante a semana, haverá palestras e oficinas diárias abertas ao público, além de uma edição do Suquinho de Memória, nesta quarta-feira (8). A atividade promove educação patrimonial infantil para alunos do Ensino Fundamental em escolas públicas.

“O Suquinho de Memória conta com o apoio do programa Criança Alagoana (CRIA), que tem como um dos objetivos estratégicos o incentivo à ludicidade e à leitura no processo de formação das crianças. Tem também parceria com o grupo de pesquisa Representações do Lugar (Relu), do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), subsidiando material educativo que será usado com as crianças”, informa a superintendente do Arquivo Público, Wilma Nóbrega.

Ela explica que o projeto pretende inserir as crianças no universo da construção da memória por meio de brincadeiras, jogos e apresentações culturais. “O objetivo é promover na criança o conhecimento e a valorização de sua herança cultural, social e histórica e fortalecer os sentimentos de identidade e cidadania para crianças entre 3 e 12 anos de idade”, explica.

A Semana Nacional de Arquivos promove ações com temáticas de interesse do público em geral e abordagens técnicas voltadas para os servidores públicos, profissionais e estudantes das áreas de biblioteconomia e acesso à informação.

“Os eventos do APA estão alinhados com a temática ‘Somos Arquivos’, escolhida pelo Arquivo Nacional, seguindo sugestão do Conselho Internacional de Arquivos, que utiliza a hashtag #archivesareyou. Dessa forma, o Arquivo Público do Estado ressalta a importância do diálogo contínuo da instituição com a sociedade, ao proporcionar o acesso à informação, a garantia de direitos e a oferta de produtos e serviços”, comenta Wilma Nóbrega.

A superintendente do APA será a monitora da oficina Gestão de Documentos nos Poderes Executivos Estadual e Municipais em Alagoas, que será ministrada na sexta-feira (10), tendo como público-alvo gestores de arquivos e documentos em órgãos estaduais e municipais. Nessa oficina, será abordada a importância da normativa dos arquivos públicos, com orientação sobre como os órgãos dos setores da administração direta e indireta do Estado e  dos municípios devem se organizar para lidar com a gestão documental.

A Semana

Inicialmente prevista para começar no dia 6, a programação da Semana foi aberta nesta terça-feira (7), com a oficina O Uso de Documentos e a Pesquisa Histórica, sobre pesquisa histórica em documentos dos séculos XVIII e XIX. Na quarta-feira (8), haverá o Suquinho de Memória, que traz os festejos juninos como temática; Na quinta (9) haverá oficina sobre a leitura de estudo paleográfico de documentos dos séculos XVIII e XIX, com o professor Aldemir Barros da Silva Júnior e, na sexta (10), a oficina Gestão de Documentos nos Poderes Executivos Estadual e Municipais em Alagoas.