Saúde

Projeto Sorriso de Plantão abre seleção para voluntários; universitários têm até o dia 20 de maio para se inscrever

Iniciativa busca amenizar a dor de crianças e acompanhantes que se encontram em 5 hospitais públicos de Maceió

Por Assessoria 11/05/2022 10h16
A inscrição será confirmada pelo e-mail do candidato até o dia 26 de maio. - Foto: Gabriela Pessoa

O “Sorriso de Plantão”, projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), executado em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), está com inscrições abertas para o preenchimento de 40 vagas destinadas a todos os estudantes universitários de diversas áreas do conhecimento. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio, pelo endereço eletrônico www.sorrisodeplantao.com.br.

Um dos principais objetivos do projeto é amenizar a dor de crianças e acompanhantes, assim como adultos e idosos, que se encontram enfermos. Para isso, os voluntários se caracterizam de “palhaços de hospital” e se dispõem a compartilhar seus sábados, quinzenalmente, nos hospitais conveniados ao projeto, utilizando a arte do Clown, ludoterapia, interações musicais e contação de histórias para oferecer injeções de ânimo e doses de bom humor.

De acordo com o médico e professor Cláudio Soriano, coordenador do projeto de extensão, a iniciativa leva alegria ao hospital. “O grupo de voluntários contribui para o bem estar do ambiente e, consequentemente, para a saúde dos hospitalizados. As visitas possuem um caráter terapêutico e fazem parte do tratamento médico hospitalar”, explicou.

Hospitais conveniados

Os cinco hospitais públicos de Maceió conveniados ao projeto Sorriso de Plantão são o Hospital Universitário (HU), o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), a Santa Casa de Misericórdia (Unidade Farol) e o Hospital da Criança.

Processo seletivo

A inscrição será confirmada pelo e-mail do candidato até o dia 26 de maio. Após a divulgação da lista de inscritos, o candidato participará das seguintes

etapas -
 prova escrita, entrevista e apresentação artística. Os candidatos aprovados passarão por um processo de capacitação, ofertado pelo Sorriso de Plantão. O trabalho no projeto de extensão é voluntário e os alunos serão certificados como monitores, com certificado de extensão emitido pela Uncisal.