Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

HU entrega, na segunda, novo acelerador linear para tratamento de câncer

Equipamento vai dobrar a capacidade de atendimento no hospital; ministro participará da solenidade

Com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, o Hospital Universitário inaugura, nesta segunda-feira (16), às 11h, a obra de reforma do bunker, estrutura especial onde foi instalado o novo acelerador linear do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), equipamento que será entregue oficialmente. Segundo o superintendente do HU, professor Célio Rodrigues, O hospital investiu mais de R$ 1,8 milhão na reforma, com recursos próprios.

A entrega do novo acelerador linear é um benefício para a população, conquistado com muito empenho da gestão do HU e apoio de parlamentares da bancada federal alagoana no Congresso Nacional. Esse apoio evitou o descredenciamento do Cacon e que a radioterapia fosse fechada, já que o antigo acelerador estava em obsolescência e não poderia mais ser utilizado. O equipamento do HU foi adquirido com recursos do Ministério da Saúde por meio do PER-SUS.

Leia também

Mais agilidade

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HU atende pacientes com câncer, encaminhados de várias regiões de Alagoas. O novo acelerador linear possui uma tecnologia mais avançada, permitindo diversas melhorias, das quais destaca-se o dobro da capacidade de atendimento. O número de procedimentos passará de 30 para cerca de 60 por dia.

O acelerador conta com sistemas computadorizados que permitem um cálculo de dose mais preciso, melhorando a qualidade do tratamento de radioterapia. Utilizando raios x de alta energia aplicados sobre o tumor, o equipamento é capaz de destruir células cancerígenas e, com sua tecnologia, preservar o máximo de tecidos saudáveis ao redor.

“A tecnologia do novo equipamento irá proporcionar uma melhor qualidade no atendimento e uma ampliação no número de vagas para usuários que precisam realizar sessões de radioterapia, um dos procedimentos utilizados para quem tem câncer, reduzindo-se o tempo que antes era gasto na confecção dos moldes de proteção para partes do corpo do paciente que não podem ser invadidas pela radiação”, destacou Célio Rodrigues.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas