OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 05 de maio de 2024

02/05/2022 às 18:16

Pró-reitor de graduação da Ufal visita gestores da Pucrs e da Unilasalle

Gestores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vêm trabalhando para ampliar as parcerias institucionais e, assim, garantir mais oportunidades de formação no Estado. No início de abril, o pró-reitor de Graduação (Prograd), Amauri Barros, visitou a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e a Universidade La Salle (Unilasalle), ambas localizadas no Rio Grande do Sul, para conhecer as instituições que são parceiras da Ufal no Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares - Pril 1, financiado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC).

Na visita de cortesia, realizada durante as férias do pró-reitor e sem custos para a Universidade, Barros se reuniu, na PUCRS, com a professora da Escola de Humanidades e Coordenadora Institucional do Pril 1, Ana Regina de Moraes Sóster, e também com o pró-reitor de Identidade Estudantil, Irmão Marcelo Bonhemberger. “Foi uma conversa bastante proveitosa. Consegui visitar alguns espaços modernos que são utilizados para realização de atividades acadêmicas de forma dinâmica, privilegiando o hibridismo e o uso das tecnologias no ensino”, comentou o professor da Ufal. Ainda no encontro, continua Amauri, foram “discutidas possibilidades de convênios entre a Ufal e a PUCRS com vistas a consolidar as ações previstas no Edital 66 da SEB/MEC, que estabelece o Pril 1, sob a liderança da Ufal e participação da PUCRS e Unilasalle”.

Já na Universidade La Salle, o pró-reitor de Graduação da Ufal teve uma reunião com a professora, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação e coordenadora do Pril 1, Vera Lúcia Felicetti, e com o vice-reitor da Unilassale, Irmão Cledes Antonio Casagrande. “Na ocasião, conhecemos alguns projetos de inclusão social e ações acadêmicas e administrativas inovadoras, especialmente, no tocante à avaliação docente e institucional”, comenta Barros. Ainda durante a visita, foi realizada uma reunião ampliada com um conjunto de professores da instituição que contou com a participação de Cristiele Magalhães Ribeiro (diretora de Graduação), Lúcia Regina Lucas da Rosa (coordenadora do curso de Letras), Isabel Cristina da Silva Azeredo (coordenadora do curso de Pedagogia) e Cassio Cassel (diretor de Extensão e Pós-Graduação Lato Sensu). “Nesta reunião, vislumbramos algumas possibilidades de parcerias no tocante à formação continuada de docentes, avaliação institucional e outras ações”, informou.

Parcerias institucionais

Amauri Barros relata que as universidades visitadas são parceiras da Ufal, constituindo a Rede Nordeste-Sul de Instituições de Ensino Superior (IES). “Recentemente, concorremos a dois editais da SEB/MEC voltados para a Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica, em parceria com a PUCRS e Unilassale”, diz o pró-reitor. Ele explica que um deles tem foco na graduação (Edital 66 SEB/MEC) e o outro na pós-graduação (Edital 22 SEB/MEC). “Nessa Rede Nordeste-Sul, ofertamos 480 vagas das três instituições de ensino superior, sendo 160 delas para três licenciaturas inovadoras ofertadas no Campus do Sertão da Ufal: Letras/Português, Pedagogia e Ciências. Esses cursos de graduação já iniciaram as aulas na PUCRS e na Unilassale. Na Ufal, iniciaremos no próximo dia 29 de abril de 2022”, conta Amauri Barros.

Em relação ao programa Pril 1, o pró-reitor de Graduação destaca que há o envolvimento de, pelo menos, 30 professores e 20 técnicos da Ufal, com predominância de servidores lotados no Campus do Sertão. Ainda sobre o programa, que tem a liderança do campus da Universidade em Delmiro Gouveia, Amauri comenta que as ações priorizam os profissionais da Educação Básica e candidatos de seis municípios do Alto Sertão Alagoano.

“Sob a liderança da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal, também concorremos ao Edital 22 – SEB/MEC e submetemos uma proposta de seis cursos de pós-graduação lato sensu (especializações), com oferta de 1.050 vagas, também em formato de rede com estas mesmas IES. O resultado deste último edital ainda não foi publicado, mas devemos ser vitoriosos mais uma vez nesta importante parceria”, garante Barros.

O pró-reitor salienta que esses editais são boas possibilidades para ampliar as ações formativas em Alagoas, trazendo ganhos para os profissionais da Educação Básica e superior, formando novos quadros para atender à rede básica de ensino. “Os cursos de especialização, por exemplo, excelente iniciativa de formação continuada, estavam com oferta bastante reduzida nos últimos anos por carência de financiamento”, informou.

Ascom Ufal