Por Michelle Farias, g1 AL


Maceió registra 27 ocorrências de desabamentos ou risco de desabamentos em 24 horas

Maceió registra 27 ocorrências de desabamentos ou risco de desabamentos em 24 horas

Deve continuar chovendo sem trégua em Alagoas até o final da manhã de quinta-feira (26), segundo a Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Na região Sul do Estado já choveu, desde terça (24), mais de 250 milímetros, o que era esperado para o mês inteiro.

De acordo com o meteorologista Vinícius Pinho, o tempo instável deve se estender até sexta-feira (27), mas já sem a chuva contínua, que demanda maior atenção.

"Estamos desde ontem [terça] com uma chuva contínua, que deve durar até quinta, no final da manhã. À tarde, essa chuva vai deixando de ser contínua. Mas a nossa expectativa é de que até sexta o tempo continue instável e chuvoso", disse Pinho.

Defesa Civil alerta para fortes chuvas em todo o estado até quinta-feira

Defesa Civil alerta para fortes chuvas em todo o estado até quinta-feira

LEIA TAMBÉM:

Segundo o meteorologista, os municípios mais afetados com a chuva foram Feliz Deserto, Penedo, e Piaçabuçu, onde o acumulado de chuva chegou a 250 milímetros.

"Nós estamos com uma atenção maior nas regiões com rios e em áreas com barreiras. Porque essa chuva contínua encharca o solo e deixa as barreiras instáveis", explicou Vinícius Pinho.

Segundo a Defesa Civil Estadual, houve rompimento de barragem em Lagoa da Canoa e há risco de transbordamento de rios. Não há registro de feridos no município.

"A previsão é de muita chuva. Nós orientamos que as pessoas adiem viagens para o interior e outros município porque há previsão é de chuva. O Rio Jacuípe transbordou e invadiu a pista. Há pessoas desabrigadas em Penedo, Feliz Deserto e Rio Largo. Todas estão em locais seguros", disse o tenente-coronel Moisés, da Defesa Civil.

Casas desabam em Penedo e pessoas ficam soterradas — Foto: Corpo de Bombeiros

Chuva provoca estragos em várias regiões

Em Maceió, a chuva provocou alagamentos e deslizamentos. No interior, há registros de casas inundadas em Rio Largo e de desabamento de residências em Penedo.

Em Viçosa, na Zona da Mata do estado, a correnteza acabou arrastando vacas que tinham ficado ilhadas com a cheia do Rio Paraíba.

A Secretaria de Educação (Semed) suspendeu as aulas nas escolas públicas por 48 horas e recomendou que as escolas particulares também siga a mesma orientação. Jacuípe, Coruripe, Anadia e Marechal Deodoro suspenderam as aulas diante das fortes chuvas. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também suspendeu as aulas presenciais.

O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil prevê ondas que podem atingir 2,5 m na extensão que vai de Salvador até Natal, passando por Maceió. A visibilidade pode ficar restrita em alto mar durante as pancadas de chuva.

VÍDEOS: chuva causa estragos em Alagoas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!