Por Ana Clara Pontes*, g1 AL


Secretaria de Educação de Maceió suspendeu aulas por 48 horas por causa do temporal — Foto: Carolina Sanches/TV Gazeta

Escolas públicas em Alagoas tiveram as aulas suspensas nesta quarta-feira (25) devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a noite anterior. A Prefeitura de Maceió e o Governo do Estado determinaram a suspensão por 48 horas.

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e as prefeituras de Marechal Deodoro, Jacuípe, Coruripe e Anadia também tomaram a mesma decisão por causa do mau tempo.

A Secretaria de Educação de Maceió recomendou ainda que as escolas das redes privada e estadual da capital também suspendam as atividades presenciais, devido aos alagamentos registrados na cidade.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas informou, incialmente, que as aulas nas escolas estaduais tinham sido mantidas nas unidades que não foram afetadas pelas chuvas, mas depois reviu a determinação e suspendeu as aulas em todas as escolas da rede estadual.

Alerta de grande perigo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico nesta quarta (25) com grau de severidade de "grande perigo" por causa das chuvas que atingem Alagoas desde a noite de terça (24).

Dois avisos já tinham sido publicados, mas eram mais brandos que o último. O alerta da cor vermelho indica que pode chover um volume superior a 60 mm/h (chuva forte) ou acima de 100 mm/dia no Leste Alagoano, o dobro do volume considerado pelos meteorologistas para classificação de chuva muito forte.

LEIA TAMBÉM:

Em Maceió, a Defesa Civil registrou alagamentos e desabamento de barreiras. Em Rio Largo mais de 40 pessoas foram resgatadas de casas inundadas e em Penedo sete pessoas ficaram soterradas em desabamento.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, uma mesa de situação, composta por representantes das secretarias da prefeitura da capital está sendo montada no órgão para montar medidas emergenciais no atendimento das ocorrências.

VÍDEOS: Chuvas causam estragos em Alagoas

*Estagiária, sob supervisão de Cau Rodrigues

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!