Maceió

1ª Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió encerra as inscrições amanhã (11)

O prêmio de primeiro lugar do evento é uma viagem para a cidade de Coimbra, em Portugal

Por Secom Maceió 10/03/2022 17h05
1ª Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió encerra as inscrições amanhã (11)
A prefeitura diz que competição serve para estimular a leitura entre as crianças - Foto: Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Semed

As escolas da rede pública municipal de ensino já podem inscrever os estudantes para a 1ª Olimpíada da Língua Portuguesa de Maceió. Poderão participar da competição os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de toda a rede. Os professores devem inscrever as turmas até o dia 11 de março, através de link enviado aos e-mails institucionais das escolas.

A Olimpíada tem como tema 'Maceió: um olhar para a cultura local', tendo como objetivo incentivar a leitura e a criatividade literária dos estudantes. Cerca de 90 escolas municipais participam do projeto, que tem como homenageado o poeta e escritor alagoano, Lêdo Ivo.

Após o período de inscrições, os professores passarão por oficinas entre os meses de março e julho, onde receberão orientações sobre como trabalhar a temática da Olimpíada em sala de aula junto aos alunos. A oficina será ministrada em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Após as oficinas com os professores, os estudantes serão divididos entre os gêneros literários que integram a competição. As turmas dos 5º anos irão produzir textos do gênero poema, já as turmas de 6º e 7º anos, escreverão sobre o gênero memória e os alunos do 8º e 9º anos farão crônicas. Os textos produzidos durante este período passarão por uma seletiva na Etapa Escolar da competição, que vai selecionar um texto de cada gênero para disputar a Etapa Municipal.

Na Etapa Municipal serão premiados os 1°, 2º e 3º lugares gerais de cada gênero literário, totalizando em nove estudantes premiados.

Premiação

Para o primeiro lugar, a premiação será um tablet e viagem para Coimbra, em Portugal. O segundo lugar receberá um tablet e uma viagem para a Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Já o terceiro lugar será premiado com um tablet e uma viagem para conhecer o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.