Alagoas

Tonholo comemora parceria entre UFAL e a Sebrae

De acordo com o reitor, a cooperação movimenta a economia em Alagoas

Por 7Segundos 10/03/2022 14h02
Tonholo comemora parceria entre UFAL e a Sebrae
Reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo - Foto: Assessoria

Com o objetivo de movimentar a economia local e contribuir, mais uma vez, com o avanço das micro e pequenas empresas no Estado, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da gestão do reitor Josealdo Tonholo, inovou ao celebrar uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A iniciativa vai promover a participação das empresas alagoanas nos processos de compras realizados pela universidade.

“Ao todo, a Ufal e Fundepes movimentaram, em 2021, cerca de R$ 30 milhões em compras e contratações de serviços nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), fármacos, gases, materiais agrários, materiais hospitalares, reagentes, vidrarias, mobiliários, materiais de escritório, materiais de construção, eletroeletrônicos e equipamentos de laboratório. Nós queremos gerar, por meio dessa parceria, contratos fechados no nosso próprio Estado, movimentando assim, a nossa economia local”, destacou o reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo.

A reunião para discutir as iniciativas de desenvolvimento econômico ja foi realizada e aconteceu com a presença de representantes da Universidade, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e da Associação Comercial. Na oportunidade, foram discutidas medidas para estimular uma maior participação dos fornecedores locais nas compras públicas.

“Chama a atenção o fato de que itens comuns como areia, tijolo, fita gomada, EPIs, vidrarias e fármacos estão sendo fornecidos por empresas do centro sul do país, sofrendo, em alguns casos, transtornos com a logística de deslocamento, além de possível custo mais elevado”, ressaltou o pró-reitor de Gestão Institucional, Jarman Aderico.

Uma das propostas debatidas pelos representantes das entidades foi apresentar a variedade de contratações licitadas pela Ufal e Fundepes ao mercado alagoano. “Vamos buscar alternativas de estímulo à participação das empresas do estado nos certames, de modo a contribuir com o desenvolvimento da economia regional”, finalizou o pró-reitor.