Por g1 AL


Peixes apareceram mortos na Lagoa Mundaú, em Maceió — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) começaram a investigar a causa da morte de peixes na Lagoa Mundaú, em Maceió, depois que pescadores e marisqueiras do Flexal de Baixo, no Bebedouro, denunciaram nas redes sociais que uma grande quantidade de peixes mortos foi encontrada às margens da lagoa nesse domingo (13).

A suspeita dos pesquisadores é que a mortandade foi causada por algum produto desepejado nas águas. Moradores contaram que uma mancha de óleo cobriu parte da lagoa.

Nesta segunda-feira (14), técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) coletaram amostras em três pontos para verificar as condições da lagoa.

O coordenador do Laboratório de Aquicultura (Laqua) e pesquisador da qualidade da água e da Ecotoxicologia Aquática, professor Emerson Soares, coletou amostras da água da lagoa no mesmo dia da denúncia, e iniciou análises em laboratório nesta segunda.

Com as amostras que conseguiu levar para o laboratório, o professor já iniciou análises. “Ainda vamos aprofundar as investigações nos três laboratórios, e vamos analisar também os peixes. À princípio, não parece ser um problema de matéria orgânica acumulada na laguna. A hipótese é que seja realmente algum produto lançado nas águas. Mas só poderemos confirmar com mais alguns testes e em breve estaremos divulgando os laudos”, afirma.

A investigação realizada pela Ufal também conta com integrantes do Laboratório de Sistemas de Separação e Otimização de Processos (Lassop), coordenado pelos professores João Inácio Soletti e Sandra Helena Carvalho; e o Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento em Química Analítica (LInQA), coordenado pelo professor Josué Carinhanha. Os pesquisadores atuaram juntos na força-tarefa que investigou o mancha de óleo nas praias do Nordeste, em 2019.

Pesquisador e professor Emerson Soares, da Ufal, analisa amostras coletadas na lagoa Mundaú para investigar causa da morte de peixes — Foto: Ascom/Ufal

Pescadores e marisqueiras encontram peixes mortos na Lagoa Mundaú

Pescadores encontram dezenas de peixes mortos na Lagoa Mundaú

Pescadores encontram dezenas de peixes mortos na Lagoa Mundaú

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!