Por g1 AL

Peixes apareceram mortos na Lagoa Mundaú, em Maceió — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) começaram a investigar a causa da morte de peixes na Lagoa Mundaú, em Maceió, depois que pescadores e marisqueiras do Flexal de Baixo, no Bebedouro, denunciaram nas redes sociais que uma grande quantidade de peixes mortos foi encontrada às margens da lagoa nesse domingo (13).

A suspeita dos pesquisadores é que a mortandade foi causada por algum produto desepejado nas águas. Moradores contaram que uma mancha de óleo cobriu parte da lagoa.

Nesta segunda-feira (14), técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) coletaram amostras em três pontos para verificar as condições da lagoa.

O coordenador do Laboratório de Aquicultura (Laqua) e pesquisador da qualidade da água e da Ecotoxicologia Aquática, professor Emerson Soares, coletou amostras da água da lagoa no mesmo dia da denúncia, e iniciou análises em laboratório nesta segunda.

Com as amostras que conseguiu levar para o laboratório, o professor já iniciou análises. “Ainda vamos aprofundar as investigações nos três laboratórios, e vamos analisar também os peixes. À princípio, não parece ser um problema de matéria orgânica acumulada na laguna. A hipótese é que seja realmente algum produto lançado nas águas. Mas só poderemos confirmar com mais alguns testes e em breve estaremos divulgando os laudos”, afirma.

A investigação realizada pela Ufal também conta com integrantes do Laboratório de Sistemas de Separação e Otimização de Processos (Lassop), coordenado pelos professores João Inácio Soletti e Sandra Helena Carvalho; e o Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento em Química Analítica (LInQA), coordenado pelo professor Josué Carinhanha. Os pesquisadores atuaram juntos na força-tarefa que investigou o mancha de óleo nas praias do Nordeste, em 2019.

Pesquisador e professor Emerson Soares, da Ufal, analisa amostras coletadas na lagoa Mundaú para investigar causa da morte de peixes — Foto: Ascom/Ufal

Pescadores e marisqueiras encontram peixes mortos na Lagoa Mundaú

Pescadores encontram dezenas de peixes mortos na Lagoa Mundaú