Dólar com. 5.0082
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
14/03/2022 às 12h47

Geral

Educação prorroga prazo das inscrições para 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió

Escolas da rede municipal de ensino têm até quarta-feira (16) para inscrever os estudantes no projeto

Esta será a primeira edição da Olímpiada de Língua Portuguesa da rede municipal de Maceió. - Pedro Farias/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) prorrogou o prazo das inscrições para a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió. As escolas da rede municipal de ensino têm até a próxima quarta-feira (16) para inscrever os estudantes, do 5º ao 9º ano, na competição.

As inscrições estão sendo feitas através de link enviado aos e-mails institucionais das escolas. Até agora estão inscritas 60 escolas das 90 que atendem ao Ensino Fundamental na rede municipal de Maceió.

O tema da 1ª Olímpiada é 'Maceió: um olhar para a cultura local', que tem como homenageado o poeta e escritor alagoano, Lêdo Ivo. O projeto busca incentivar a leitura e a criatividade literária dos estudantes, principalmente neste momento de retorno 100% presencial dos alunos às salas de aula.

“A gente está em uma fase de retorno e muitos estudantes estão com dificuldades na escrita. Então, os professores terão até julho para realizarem esses trabalhos de produção de texto, que vai servir não só para a Olimpíada, mas para todo o desenvolvimento de escrita e leitura do aluno”, destacou a coordenadora de Ensino Fundamental, Juliane Medeiros.

Após o período de inscrições, os professores passarão por oficinas entre os meses de março e julho, onde receberão orientações sobre como trabalhar a temática da Olimpíada em sala de aula junto aos alunos. A oficina será ministrada em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Juliane Medeiros explica ainda como será a divisão da temática por turmas. “As turmas dos 5º anos trabalharão com poemas, já os 6º e 7 º anos produzirão memórias narrativas. Quanto aos alunos dos 8º e 9º anos irão escrever crônicas”, disse a coordenadora.

Os textos produzidos durante este período passarão por uma seletiva na Etapa Escolar da competição, que vai selecionar um texto de cada gênero para disputar a Etapa Municipal. Na Etapa Municipal serão premiados os 1°, 2º e 3º lugares gerais de cada gênero literário, totalizando em nove estudantes premiados.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]