Dólar com. 5.0082
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
14/03/2022 às 12h47

Geral

Educação prorroga prazo das inscrições para 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió

Escolas da rede municipal de ensino têm até quarta-feira (16) para inscrever os estudantes no projeto

Esta será a primeira edição da Olímpiada de Língua Portuguesa da rede municipal de Maceió. - Pedro Farias/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) prorrogou o prazo das inscrições para a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió. As escolas da rede municipal de ensino têm até a próxima quarta-feira (16) para inscrever os estudantes, do 5º ao 9º ano, na competição.

As inscrições estão sendo feitas através de link enviado aos e-mails institucionais das escolas. Até agora estão inscritas 60 escolas das 90 que atendem ao Ensino Fundamental na rede municipal de Maceió.

O tema da 1ª Olímpiada é 'Maceió: um olhar para a cultura local', que tem como homenageado o poeta e escritor alagoano, Lêdo Ivo. O projeto busca incentivar a leitura e a criatividade literária dos estudantes, principalmente neste momento de retorno 100% presencial dos alunos às salas de aula.

“A gente está em uma fase de retorno e muitos estudantes estão com dificuldades na escrita. Então, os professores terão até julho para realizarem esses trabalhos de produção de texto, que vai servir não só para a Olimpíada, mas para todo o desenvolvimento de escrita e leitura do aluno”, destacou a coordenadora de Ensino Fundamental, Juliane Medeiros.

Após o período de inscrições, os professores passarão por oficinas entre os meses de março e julho, onde receberão orientações sobre como trabalhar a temática da Olimpíada em sala de aula junto aos alunos. A oficina será ministrada em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Juliane Medeiros explica ainda como será a divisão da temática por turmas. “As turmas dos 5º anos trabalharão com poemas, já os 6º e 7 º anos produzirão memórias narrativas. Quanto aos alunos dos 8º e 9º anos irão escrever crônicas”, disse a coordenadora.

Os textos produzidos durante este período passarão por uma seletiva na Etapa Escolar da competição, que vai selecionar um texto de cada gênero para disputar a Etapa Municipal. Na Etapa Municipal serão premiados os 1°, 2º e 3º lugares gerais de cada gênero literário, totalizando em nove estudantes premiados.

Fonte: Ascom Semed