Dólar com. 4.9921
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
14/03/2022 às 16h21

Geral

Prefeitura de Maceió começa a aplicar 2ª dose da vacina Pfizer pediátrica

Crianças que tomaram primeira dose no dia 17 de janeiro já podem tomar a segunda dose

Início da vacinação pediátrica em Maceió. - Victor Vercant/Ascom SMS

Maceió começou a semana com doses de esperança para crianças de 5 a 11 anos que tenham completado 56 dias da primeira dose da vacina Pfizer pediátrica contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (14) começou a aplicação da segunda dose para quem começou o processo de imunização no dia 17 de janeiro, data de início da vacinação infantil em Maceió.

Um dos primeiros a chegar ao ponto de vacinação do Maceió Shopping, na Mangabeiras, foi Roberto Francisco, 5 anos, acompanhado da mãe Lucilene Maria. Para ela, esse é um momento de muita emoção. “Estou muito feliz por ele tomar a segunda dose da vacina, pois agora ele está ainda mais protegido”, afirma.

A enfermeira responsável pelo ponto de vacinação, Socorro Braga, fala sobre a expectativa para esse primeiro dia. “Estamos bastante ansiosos e com grande expectativa para receber o público infantil. Nossa equipe está aqui de segunda a sábado, das 9h às 21h, pronta para receber e atender a todos. Só com a segunda dose é que as crianças estarão com o ciclo vacinal contra a Covid-19 completo”.

Max Douglas é pai de Pedro Miguel, 11 anos, e João Lucas, 10 anos. Ele levou os dois filhos para se vacinarem nesta segunda-feira. “É um sentimento de segurança, de tranquilidade e alívio por hoje estar aqui trazendo meus filhos para a vacina”, comemora.

Sobre a vacinação infantil
A administração da vacina Pfizer pediátrica teve início no dia 17 de janeiro, data em que começou a vacinação de crianças em Maceió. Naquele período, a vacinação foi aberta em clima festivo, com pontos decorados especialmente para as crianças. Os primeiros desta faixa etária a serem imunizados foram as crianças com comorbidades e/ou deficiência.

Onde vacinar as crianças a partir de 5 anos
Maceió Shopping (segunda a sábado, das 9h às 21h)

Terminal de Ônibus do Osman Loureiro, no Clima Bom (segunda a sábado, das 9h às 16h)

Papódromo, no Vergel do Lago (segunda a sábado, das 9h às 16h)

Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes (segunda a sábado, das 9h às 16h)

Shopping Pátio Maceió (segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h)

Onde vacinar crianças a partir de 6 anos
II DS – US Durval Cortez (Prado – 9h às 20h)

II Centro de Saúde (Poço – 9h às 16h)

ESF Ouro Preto (9h às 16h)

ESF Cláudio Medeiros (Rio Novo – 9h às 16h)

US Paulo Leal (Feitosa – 9h às 16h)

US Arthur Ramos (Henrique Equelman – 9h às 16h)

Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (Ufal – 9h às 16h)

US Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce – 9h às 16h)

Documentação para se vacinar
Para vacinar o público de 5 a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou de adulto responsável. Os pais devem apresentar o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento e Caderneta de Vacinação, CPF ou Cartão SUS.

Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a Caderneta de Vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.

Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos.

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da Certidão de Nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]