Fundepes volta a crescer e a empolgar selando parcerias com diversos órgãos públicos de AL

16/03/2022 16:33 - Interior
Por Assessoria
Image

Nacionalmente, as fundações de apoio às universidades são importantes parceiros nas instituições que as criaram e dos governos locais. Elas prestam serviços para pesquisadores, ajudando a desenvolver a ciência e a tecnologia locais, atuam junto às universidades, trabalham para governos e desenvolvem uma série de ações em prol do estado.

Em Alagoas, este papel cabe à Fundepes (Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa). Após um período “áureo”, inclusive gerenciando a contratação de recursos humanos do Hospital Universitário (HUPPA) e realizando diversos concursos públicos nos anos 2000, a Fundepes viu suas atividades recuarem –  e muito –  nos últimos 5 anos.

Mas agora, um novo tempo começa a brotar na Fundação. E a lista de parcerias, antes reduzida, já começa a voltar a crescer. E a empolgar. Na lista de instituições que firmaram parcerias com a Fundepes de 2020 para cá, estão o Governo de Alagoas via Secretaria de Agricultura, o Tribunal de Contas de Alagoas, o Ministério Público Estadual, prefeituras municipais e diversos projetos instituicionais da Ufal e do Ifal.

O trabalho é fruto da nova condução da Fundação, administrada desde setembro de 2020 pelo advogado Ricardo Wanderley, ex-procurador geral de Maceió, e pela gestora Edriene Teixeira. E anotem ai: a relação de parcerias da fundação só tende a aumentar.