Reconhecida obra de Luiz Sávio de Almeida é reeditada pela EdUneal

Lançamento acontece dia 31 de março, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, em Maceió

Por Assessoria 16/03/2022 15h41
Reconhecida obra de Luiz Sávio de Almeida é reeditada pela EdUneal
Divulgação de obra do professor Sávio Almeida - Foto: Divulgação

A Editora da Universidade Estadual de Alagoas (EdUneal) lança na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, em Maceió, às 19h, dia 31 de março, a segunda edição da obra Memorial biográfico de Vicente de Paula, o capitão de todas as matas: guerrilha e sociedade alternativa na mata alagoana, um clássico da historiografia nordestina escrito pelo historiador e professor emérito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Luiz Sávio de Almeida.

Tendo a vida do revoltoso Vicente de Paula como ponto em comum, o autor discute dois importantes movimentos populares ocorridos no Período Imperial: a Cabanada e a Praieira. As matas aparecem na obra como protagonistas políticos na vida provincial.

A primeira edição está esgotada e a segunda chega a pedidos. “Algumas pessoas consideram que ele é importante para o conhecimento do que seja esta misteriosa Alagoas”, explica o autor cuja modéstia é incompatível com a relevância do livro, originalmente, sua tese de doutoramento.

Sobre a escolha da Editora para esta nova edição, Sávio de Almeida destaca que “a EdUneal representa uma nova força editorial em Alagoas, que se vem firmando nas mãos da atual Reitoria. Vele de minha parte agradecer à Reitoria e à Editora. Fico muito satisfeito em ter alguns livros publicados por ela e, se me permite, adoro levar o nome de Arapiraca comigo, lugar onde tenho mortos queridos e primos ainda vivos. Lugar onde passei belos momentos de minha infância.”

Este é o 11º livro do professor Luiz Sávio de Almeida publicado pela Eduneal. Para o diretor da EdUneal, Renildo Ribeiro-de-Siqueira, “Luiz Sávio de Almeida é, sem questionamentos, o maior colaborador da nossa Editora. ‘A obra tem singularidade de ser a tese de doutoramento de um intelectual da maior grandeza que temos hoje. Importa-nos por ter o pensamento teórico-crítico de Sávio e por ser obra essencial para compreender Alagoas, sua identidade política, geográfica e cultural.”