Fundepes é parceira dos municípios alagoanos na execução de projetos institucionais

18/03/2022 16:09 - Interior
Por Assessoria
Image

A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) é uma instituição formada com o objetivo de fomentar a pesquisa e extensão, especialmente ligadas à comunidade acadêmica na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Contudo, como seu ofício não se limita somente a estas ações, a Fundepes também é uma importante parceira dos municípios alagoanos no desenvolvimento e capacitação de pessoal, articulação junto a governos e na criação e implementação de projetos institucionais inovadores.

“A Fundepes é um instrumento de desenvolvimento e capacitação extremamente importante para a sociedade. Ela colabora na elaboração e execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão universitária e no desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.  Além disso, estamos prontos para receber os gestores de todas as cidades de Alagoas para executar ações por meio de captação de recursos, processos estruturados e realização de projetos institucionais”, revelou a vice-presidente da Fundepes, Taciana Melo.

Diante da crise orçamentária enfrentada pelas universidades públicas, as  fundações de apoio são elos estratégicos para alavancar recursos, públicos e privados, para a ciência, tecnologia e inovação do País. A Fundepes visa viabilizar, de maneira ágil e eficiente, a relação entre a academia, por meio da universidade e do instituto federal, e a sociedade, por meio de empresas e das organizações sociais, intermediada pela ação integradora do poder público municipal, estadual e nacional.

“De modo geral, a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo têm percebido a Fundepes como um apoio eficaz para o gerenciamento de processos destinados a projetos e a programas. Sem a menor dúvida, esse é um importante papel da fundação no amparo ao desenvolvimento em nosso estado”, pontuou o diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley.