Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,

TÉCNICOS DA UFAL DECIDEM FAZER GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Já os professores da instituição aprovaram adesão a uma mobilização de 24 horas prevista para acontecer na próxima quarta-feira (23)

Por Jamylle Bezerra | Edição do dia 22/03/2022

Matéria atualizada em 22/03/2022 às 04h00

Alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) retornam às aulas presenciais
Alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) retornam às aulas presenciais | @Ailton Cruz

Técnicos e professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estiveram reunidos em assembleia, nessa segunda-feira (21), para discutir sobre a possibilidade de deflagrar greve por tempo indeterminado na instituição de ensino superior. O assunto foi debatido, de forma online e, por maioria de votos, os técnicos decidiram aderir à greve a partir de quarta-feira (23). Já os professores aprovaram a adesão a uma mobilização de 24 horas prevista para acontecer também no dia 23.

De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jailton Lira, os professores devem retomar às atividades normais, com aulas presenciais, até que novas avaliações do estado de mobilização nacional sejam feitas. Uma nova assembleia deve acontecer na próxima semana para avaliar a postura dos docentes, de acordo com o andamento das negociações com o governo.

“Nós estamos há cinco anos sem reajuste salarial e temos até o dia dez de abril para colocar no orçamento alguma proposição de reajuste. Tentamos negociar com o Ministério da Economia, mas não tivemos sucesso. Também estivemos em Brasília para conversar com parlamentares a respeito”, afirmou Jailton Lira. Uma nova reunião online estava prevista para ser realizada ainda na tarde de ontem, quando deve ser discutida a agenda de mobilização, como locais onde devem acontecer atos públicos e a maneira de informar aos estudantes o motivo da insatisfação das categorias. O encontro de ontem acontece no mesmo momento em que a Ufal estará realizando a aula inaugural para os estudantes universitários, dois anos após os encontros presenciais terem sido suspensos em razão do início da pandemia da Covid-19. A expectativa dos alunos é grande para este momento, tendo em vista que muitos deles já chegaram à metade do curso e não tiveram a oportunidade de frequentar as salas de aula.

Mais matérias desta edição