OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 03 de maio de 2024

23/03/2022 às 12:37

Campus Arapiraca da Ufal inicia primeira turma de mestrado profissional nacional

Uma nova história começa no Campus Arapiraca da Ufal a partir desta sexta-feira (25). É que está marcada, a partir das 9h30, a Aula Inaugural da primeira turma de Arapiraca do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

Para abrir a programação, a professora Viviane Santos, do Instituto de Matemática (IM) da Ufal, vai apresentar alguns resultados do Profmat , que já funciona no Campus A.C. Simões, em Maceió, desde 2011. Em seguida, um dos incentivadores da criação do Programa em Arapiraca, professor Hilário Alencar, é convidado para ministrar a aula inaugural com o tema "Por que cursar Profmat?"

O evento será presencial, no auditório do Campus Arapiraca, que comporta 120 pessoas, mas seguindo os protocolos de biossegurança vai disponibilizar 50 lugares. A turma selecionada é composta pelos dez primeiros alunos do curso, mas a intenção é aumentar a oferta de vagas.

“Considerando que entra uma turma por ano e a duração do curso é de dois anos, vai haver um momento em que a gente pode vir a ter 20 alunos. Então, pensando no número de professores que teriam que orientar seria interessante que nós tivéssemos dez alunos para começar. Mas, com o engajamento dos colegas da área de exatas da região, vamos aumentar o número de vagas daqui um certo tempo”, comentou o professor Alcindo Teles, lembrando que houve muita procura no Exame Nacional de Acesso, com mais de cem inscritos.

Sobre o curso

O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Em Arapiraca o Programa é coordenado pelo professor Rinaldo Vieira, que idealizou o projeto junto com os professores Alcindo Teles Galvão e Moreno Bonutti, assim que retornaram do doutorado.

“Propomos o projeto para os professores que formam a equipe, levamos para o Colegiado do Curso de Matemática e foi dada a entrada no processo diante do Impa e da SBM, que aprovaram o projeto. As origens do nosso curso são essas: com a idealização e o aumento da qualificação do corpo docente de Arapiraca a gente teve condições de implementar esse sonho”, ressaltou Alcindo.

Ascom Ufal