OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 03 de maio de 2024

23/03/2022 às 12:48

Escritório Modelo da Ufal retoma assistência jurídica presencial

A relação de confiança e proteção está perto de ser olho no olho novamente. O Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito de Alagoas (Emaj/FDA/Ufal) vai abrir as portas para os clientes a partir da próxima segunda-feira (28).

Desde o início da pandemia, em 2020, o Emaj passou a atender as demandas de forma on-line, com acompanhamento de audiências por videoconferência e esclarecendo dúvidas por telefone. Agora, os serviços de assessoria jurídica voltam a ser presenciais e o trabalho segue monitorado pelo corpo técnico e docente da FDA.

A equipe que compõe o Emaj vai participar de aula inaugural nesta sexta-feira (25) com o objetivo de aproximar os estudantes do último ano do curso de Direito com o campo de prática no Poder Judiciário de Alagoas. “Fazemos uma aula inaugural onde são apresentadas as regras aos alunos. Participam do estágio no Emaj os alunos dos 9º e 10º períodos”, explicou o coordenador, professor Flávio Costa, que também é juiz do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas.

A diretora da Faculdade de Direito, professora Elaine Pimentel, aproveita para informar uma boa novidade na assistência do escritório modelo: "A Ufal fez convênio com a CDDM, fruto de emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha, e está implantando a Rede Lilás de Atendimento de mulheres em situação de violência, que vai funcionar dentro do escritório para as mulheres assistidas".

O Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) é uma Organização Não-Governamental de mulheres, sem fins lucrativos, fundada em 2018, com atuação na assistência jurídica, psicológica e social para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social. O CDDM é coordenado pela advogada Paula Lopes.

Emaj em ação

O Escritório Modelo de Assistência Jurídica é a sede do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da FDA. Nele, a comunidade acadêmica vivencia a prática jurídica real e a arbitragem simulada, conta com uma equipe de nove técnicos e constitui-se como campo de estágio obrigatório de alunos do curso.

No atendimento ao público, que funciona no período da tarde, a partir das 13h30, são distribuídas 50 fichas diariamente. Para ter acesso aos serviços gratuitamente é preciso residir nos bairros circunvizinhos à Ufal e comprovar renda de até três salários mínimos.

O somatório dos atendimentos realizados pelo Escritório Modelo em prol da sociedade e, totaliza benefícios a cerca de três mil clientes. Entre as ações ajuizadas na 26ª Vara de Família da Capital estão: divórcio consensual e litigioso, investigação de paternidade, curatela, reconhecimento e dissolução de união estável, pensão alimentícia, execução de alimentos, exoneração de alimentos e alvará judicial.

Já no 8º Juizado de Pequenas Causas, que também é espaço de prática jurídica dos alunos de Direito, as ações são da área de despejo, cobrança, danos morais e materiais, consignação em pagamento, entre outras.

Acompanhe o perfil no Instagram @portendrodoemaj para saber mais.

Ascom Ufal