Uncisal agracia governador Renan Filho com Comenda Ib Gatto Falcão

Gestor foi condecorado pelos serviços prestados à instituição; universidade passa pela maior reforma desde sua fundação

24/03/2022 19:15

A- A+

Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) agraciou, nesta quarta-feira (23), o governador Renan Filho com a Comenda Ib Gatto Falcão. O gestor recebeu a honraria, que é considerada a mais importante da instituição, por decisão do Conselho Superior Universitário, em virtude dos serviços prestados à universidade.

A solenidade de entrega da Comenda Ib Gatto Falcão aconteceu no Palácio República dos Palmares, em Maceió, e reuniu ainda representantes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Na oportunidade, o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, destacou que a homenagem entregue pela Uncisal teve aprovação unânime do Conselho Superior Universitário (Consu) e pontuou que a Comenda simboliza o resultado do trabalho desenvolvido por Renan Filho em Alagoas e, de forma especial, na Uncisal.

“Esta é a maior obra desde a fundação da universidade. Todo esse trabalho foi reconhecido pela comunidade, com a indicação e aprovação por unanimidade. É realmente uma gratidão da instituição, um reconhecimento pelos serviços que o governador Renan Filho fez no estado de Alagoas, e, em especial, pela Uncisal”, acrescentou o reitor Henrique Oliveira Costa.

Para Ilka do Amaral Soares, vice-reitora da Uncisal, os investimentos realizados pelo Governo do Estado na universidade demonstram a confiança de Renan Filho na equipe da instituição. “O governador acreditou em nossa condição de executar a reforma que está acontecendo. Todo esse investimento foi feito para que a Uncisal melhorasse, mas acreditando na nossa equipe. O agradecimento é muito grande, não só pelo recurso em si, mas pela confiança que ele depositou na nossa gestão”, frisou.

Após receber a Comenda Ib Gatto Falcão e ser homenageado por todas as instituições públicas de Alagoas, o governador Renan Filho destacou o poder transformador da educação. “Eu pude ver o que significa como prefeito a instalação de um instituto federal para uma pequena cidade. A mudança na realidade especialmente dos alunos. É uma satisfação enorme, talvez uma das maiores satisfações que tive, ter reunidos aqui os quatro reitores das instituições de ensino superior pública para tratarmos de educação, ciência, tecnologia e inovação, que é uma agenda esquecida no Brasil”.

INVESTIMENTOS – O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes Gomes, ressaltou que o Governo de Alagoas investiu, ao longo da gestão do governador Renan Filho, cerca de R$ 100 milhões no fomento à ciência e à tecnologia, dos quais aproximadamente 70% do montante foram em recursos próprios do Estado.

“Nós conseguimos auxiliar 50 programas de pós-graduação, que englobam 70 cursos de mestrado e de doutorado, mantendo o financiamento de bolsas e com o auxílio de editais. Sabemos que a atual gestão deixa um grande legado para os próximos governos”, afirmou o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes Gomes.

Por Eduardo Almeida

galeria de fotos seta