MEIO AMBIENTE

Condomínios devem cumprir lei e instalar hidrômetros individuais

Por Tamara Albuquerque 26/03/2022 - 09:24

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Lei determina instalação de hidrômetros individuais em condomínios
Lei determina instalação de hidrômetros individuais em condomínios

Condomínios residenciais e comerciais  que estão em construção em Alagoas e nas demais unidades federativas do país devem instalar, este ano, hidrômetros individuais para cobrar o consumo de água por apartamento, assim é feito com a energia elétrica. A medida está prevista na Lei 13.312, sancionada em 2016, que entra em vigor agora e pode ser aplicada, inclusive, nas edificação existentes.

A medição individualizada de água é consenso entre especialistas ambientais pelo benefício que representa à natureza com a possível redução e o consumo consciente da água. Sabe-se que o hidrômetro único no prédio propicia o desperdício de água. 

O engenheiro civil e professor da Ufal, Gilson Medeiros, disse à Secovi em Alagoas, o Sindicato da Habitação,  que as vantagens do hidrômetro individual inclui a redução de despesas no bolso dos usuários, pois vai proporcionar economia de energia elétrica no bombeamento da água, por exemplo. O maior efeito, no entanto, será no consumo consciente da água, que está em escassez em muitas áreas do Planeta.

No Brasil consumia há dois anos 40% mais de água do que a média indicada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nos prédios residenciais, um dos grandes vilões do consumo é o vaso sanitário, que, em razão de qualquer falha no mecanismo de acionamento acarreta desperdício.

Com a individualização de água em condomínios, problemas como esse são mais fáceis de serem diagnosticados e tratados, segundo o engenheiro da Ufal. "O hidrômetro individual facilita a detecção d vazamento no prédio, proporcionando conserto mais eficaz e rápido", comenta. 

Veja algumas situações apontadas como vantagens na individualização da cobrança de água:

- É possível realizar a individualização da água em todos os condomínios, independentemente da idade ou especificidades de cada edificação;
- Em condomínios mais antigos, cuja rede hidráulica já esteja deteriorada e apresentando constantes vazamentos, o síndico pode se aproveitar dessa situação para propor que seja realizada a renovação dos encanamentos, de forma a deixar a edificação totalmente adaptada à Lei 13.312;
- Em algumas edificações o custo poderá ser elevado. No entanto, adequar os prédios antigos às determinações da Lei 13.312 gera uma enorme valorização ao imóvel;

- Contribui para a causa ambiental, já que reduz o consumo de água.

- Educa os moradores para o consumo consciente da água, pois o principal poder de policiamento está no boldo.


Encontrou algum erro? Entre em contato