MOVIMENTO NACIONAL

Servidores da Ufal avaliam greve e acenam com manutenção do movimento

Por Tamara Albuquerque 27/03/2022 - 17:07

Servidores deflagraram greve por tempo indeterminado na semana passada

Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas avaliam nesta segunda-feira, 28, a greve deflagrada no último dia 23. A categoria paralisou as atividades e reivindica recomposição de salários de 19,99%. A assembleia ocorrerá no auditório da Reitoria, em Maceió, pela manhã.

Não há, até o momento, indicativo de retorno às atividades. Na pauta da assembleia a categoria vai tomar conhecimento do movimento grevista em nível nacional. Os servidores públicos federais estão em luta nacional por melhoria salarial, já que algumas categorias não são contemplados com reajuste desde 2017.

A atual mobilização ocorre desde que o presidente Jair Bolsonaro reservou R$ 1,7 bi no Orçamento de 2022 para reajuste de policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes penitenciários, deixando de fora todos os outros servidores públicos federais. A medida causou revolta no conjunto do funcionalismo, que desde lá se organiza para reivindicar reposição para todos.

A crescente insatisfação do funcionalismo com o governo federal ganhou força na semana passada, com a deflagração de greve por uma parcela de servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em 18 estados, incluindo Alagoas. Outras categorias aguardam uma contrapartida da União, para adotarem medidas. Segundo analistas, o movimento do funcionalismo, que ganha força a seis meses da eleição, terá reflexo no resultado das urnas.

Encontrou algum erro? Entre em contato