Espécie invasora é identificada em praia de AL e pode causar impactos na pesca e no turismo

28/03/2022 11:45 - Municípios
Por Redação*
Image

O bioinvasor Tubastraea tagusensis, conhecido como coral-sol, foi encontrado em um naufrágio no município de Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas. Imagens foram divulgadas nesse domingo (27) e, apesar da beleza desses animais, eles representam um grande risco para a biodiversidade e economia da região.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que nesta semana se reúnem com o corpo técnico do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) para a definição de medidas para retirar e conter o invasor.

Segundo o professor e pesquisador da UFAL, Cláudio Sampaio, os corais invasores podem ser facilmente reconhecidos em razão do colorido vibrante e pelo formato alongado dos seus pólipos.

Bioinvasor Tubastraea tagusensis, conhecido como coral-sol. Foto: Assessoria

“Diversos estudos já demonstraram que esse invasor vem causando impactos negativos em corais e peixes nativos, modificando funções ecológicas importantes”, destaca Sampaio sobre o T. tagusensis, espécie de coral-sol encontrada em Alagoas.

A espécie invasora já estava sendo monitorada com a instalação de placas de recrutamento, em Maceió, pelo IMA há mais de cinco anos. Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro do Instituto, explica que a medida preventiva, ocorre muito no porto da capital pois a espécie invasora pode ser transportada por cascos de navios.

Bioinvasor Tubastraea tagusensis, conhecido como coral-sol. Foto: Assessoria

O Instituto também possui parceria com uma empresa de mergulho e até o momento não há vestígios do coral-sol em Maceió. Mas, diante da situação atual, com a chegada desse bioinvasor no litoral sul, César conta que após as reuniões desta semana as medidas preventivas sejam intensificadas e ampliadas.

“Nós já trabalhávamos com medidas profiláticas, pelo menos no porto de Maceió. Agora vamos trabalhar com procedimentos para a retirada do coral-sol e definir medidas para evitar a sua expansão”, finaliza.

*com Assessoria IMA