UFAL divulga novas medidas para o retorno presencial em março

A matrícula só será efetivada no sistema com o comprovante de vacinação contra a covid-19.

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) está finalizando as medidas para que os estudantes voltem às salas de aula. As resoluções aprovadas no Conselho Universitário (Consuni) já foram publicadas, determinando a data de retorno para 21 de março, com adoção da obrigatoriedade de comprovação de esquema vacinal completo contra o coronavírus (Sars-Cov-2) para acesso às atividades presenciais.

As modificações homologadas no Calendário Acadêmico para o semestre 2021.2 incluem a necessidade de assegurar as condições de biossegurança. Serão observadas as normas de saúde pública, adotando medidas como: uso obrigatório de máscara; apresentação do esquema vacinal completo e distanciamento social definido pela Comissão de Biossegurança da Ufal.

Os casos de professores, técnicos e estudantes que necessitarem continuar no sistema remoto serão analisados pelos colegiados de cursos e direções das unidades acadêmicas.

O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, ressalta que esse planejamento para o retorno presencial já vem sendo elaborado desde agosto do ano passado, com a criação de comissão aprovada no Consuni, com a participação de representantes dos três segmentos da Ufal, coordenada pelo professor Vladimir Souza, diretor do Centro de Tecnologia. “Em outubro de 2021, a comissão apresentou o primeiro relatório sobre as premissas para o retorno presencial”, relatou.

A partir de janeiro deste ano, o grupo foi ampliado e as medidas foram atualizadas. “No período do recesso, a gestão continuou avaliando os cenários local e nacional. Quando o grupo de trabalho foi retomado, com a participação de representantes de todos os campi da Ufal, fizemos cerca de dez reuniões para detalhar as questões referentes ao calendário acadêmico. Foi um trabalho minuncioso e fundamentado no conhecimento científico, para estabelecer critérios técnicos”, ressaltou Barros.

O Consuni teve reuniões permanentes durante quatro semanas, com debate participativo e detalhado, acompanhado por centenas de estudantes na transmissão on-line. A exigência de passaporte vacinal foi uma decisão unânime e vale para estudantes, professores e técnicos. “Os estudantes da pós-graduação e da Escola Técnica de Artes vão acessar o sistema Sigaa e anexar o PDF do comprovante de vacinas. Os estudantes da graduação vão anexar o documento no SieWeb. Só vão fazer disciplinas presenciais os estudantes que comprovarem a vacinação”, avisou Barros.

O pró-reitor de Graduação informa ainda aos estudantes que estão entrando nesse semestre de 2021.2, que já fizeram a pré-matrícula, sobre a confirmação de matrícula que será feita a partir do dia 4 de março. “Essa confirmação só será feita com o anexo da carteira de vacinação. Isso é uma necessidade e os estudantes que não o fizerem terão suas matrículas bloqueadas. Não serão desligados, mas serão impedidos de cursar as disciplinas”, orientou.

Para os professores, técnicos e terceirizados, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) está preparando os encaminhamentos para comprovação da vacina. “Os servidores devem acessar o sistema SigRH, para anexar a ficha de vacinação. A Progep vai divulgar em breve o procedimento para quem vai exercer as atividades laborais de forma presencial. Aqueles que já informaram restrições por conta de comorbidades serão resguardados, que deve ser em torno de 10% dos nossos servidores”, adiantou Barros.

Ele destaca que os preparativos já estão sendo feitos para receber a comunidade universitária. “Estamos organizando a biblioteca, fazendo a limpeza dos prédios, preparando o Restaurante Universitário e todos os ambientes com sinalização para lembrar o distanciamento e a exigência de uso correto das máscaras. Estamos vendo as equipes trabalhando com muito entusiasmo para esse momento. Os estudantes também estão animados, muitos que estavam com matrícula bloqueada estão reabrindo para o retorno”, disse.

Para os estudantes novatos, a calourada é um momento muito importante. Há dois anos, a recepção foi suspensa no dia marcado para as atividades, causando uma grande frustração. Em 2021, a programação foi toda virtual. Este ano, a expectativa é de a calourada ser presencial. “Ainda não definimos como vai ser, mas minha proposta é que seja presencial, num espaço amplo e arejado, como a Vila Olímpica, por exemplo. Queremos desejar à comunidade universitária um ótimo retorno”, finalizou Amauri Barros.

RESOLUÇÃO Nº 05/2022
RESOLUÇÃO Nº. 03/2022