Economia

Feira Agroecológica Novo Jardim chega na cidade universitária, parte alta de Maceió

Atividade é uma realização do Instituto Vale do Sol em parceria com o MLST e conta com o apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas

30/03/2022 11h52 - Atualizado em 30/03/2022 17h10
Evento tem vasta programação - Foto: Assessoria

No período de 01 a 03 de abril de 2022, os moradores da parte Alta de Maceió podem nos encontrar na sede da Associação de Moradores do Residencial Novo Jardim, na Cidade Universitária, local em que acontece a Feira Agroecológica Novo Jardim. Uma realização do Vale do Sol – Instituto de Preservação dos Direitos Humanos e Preservação Ambiental em parceria com o Movimento de Libertação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MLST), com o apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), UFAL, MOPS-AL, CEBES ALAGOAS, ANEPS, SCAP e SABIÁ.

A feira funcionará no horário das 6h às 23h com a participação de 20 agricultores familiares oriundos de assentamentos rurais situados nos municípios de Joaquim Gomes, Branquinha, Murici, União dos Palmares e Messias. Serão comercializados produtos in natura como: macaxeira, coco, batata, inhame, banana, abacaxi, mamão, laranja, cana caiana, maracujá, feijão verde, fava, tapioca, bolos, doces, farinha, mel, própolis, comidas típicas e mudas de plantas medicinais.

De acordo com a coordenadora do projeto, Diana Aleixo, a feira tem o envolvimento de pessoas vindas da própria comunidade, de outros bairros da parte alta de Maceió e de municípios vizinhos; promove a exposição e comercialização de produtos alimentícios livres de agrotóxicos e de manejo e técnicas agroecológicas, que demonstram o potencial econômico dos assentados como alternativa para a segurança alimentar no Estado de Alagoas, em parceria com as comunidades na capital alagoana. Também visa estimular o intercâmbio sociocultural entre produtor e consumidor final, promover a cultura alagoana e nordestina e dar destaque à preservação ambiental e à preservação da cultura alimentar livre de agrotóxicos.

Nesta sexta-feira (01/04), a programação tem início às 6h com a abertura dos portões da feira, contando com a participação dos agricultores, pessoas da comunidade e convidados. Às 9h acontece a abertura oficial que contará com várias autoridades estaduais e representantes de movimentos sociais; em seguida daremos início à exposição dos trabalhos do Projeto Cores da Resistência.

Às 18h tem início o Cineclube da Feira.

Às 19h30min o aulão de Fitdance com a professora Misterly Estrela.

Finalizando a noite, às 20h30min, teremos a apresentação cultural da banda Fita K7.

No sábado (02/04), a feira reabre às 6h com o melhor da agricultura familiar; A partir das 9h até às 17h acontecem os atendimentos em práticas integrativas como massagens, auriculoterapia e quiropraxia com a equipe de voluntários da Sala de Cuidados da UFAL e dos coletivos MOPS-AL, CEBES ALAGOAS, ANEPS E SCAP.

Às 10h acontece a Roda de Conversa e Orientação sócio jurídica para mulheres com a equipe do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher - CDDM/AL.

À tarde ocorre, a partir das 14 horas, Roda de Biodança com Fabricia Oliveira. realizada em parceria com o MLST, MOPS-AL, CEBES ALAGOAS, ANEPS E SCAP.

Às 15h, o público terá a oportunidade de conferir nosso Palco aberto, espaço para apresentação dos talentos: Poesia, Dança, Música, Performances, entre outros;

Às 20h30min a apresentação musical com a Banda Alma de Borracha, trazendo um repertório vibrante de rock’n roll.

E no domingo (03/04) a comercialização de alimentos segue até às 12h.

Anota aí :

Sexta-feira, dia 01/04/22: 09h Abertura oficial /18h Cineclube temático

19h30min - Aulão de Fitdance com a Misterly Estrela

20h30min – Apresentação Cultural da Banda Fita K7

Sábado, dia 02/04/22:

6h Abertura, exposição e comercialização dos produtos agroecológicos;

9h às 17h - Massagem, quiropraxia, auriculoterapia, reflexologia e outros atendimentos com a Sala de Cuidados Antonio Piranema e os voluntários do Movimento Popular de Saúde de Alagoas

10h – Roda de Conversa e Orientação Sócio Jurídica para Mulheres com o CDDM - AL

14h – Roda de Biodança com Fabricia Oliveira

15h – Palco Aberto

20h30min - Apresentação cultural com a Banda Alma de Borracha

Domingo, 03/04/22

A comercialização de produtos agroecológicos segue até 12h.

SERVIÇO:

Feira Agroecológica Novo Jardim