Em parceria com o Governo de Alagoas, Fundepes lança maior projeto de irrigação da história de AL

09/03/2022 15:12 - Interior
Por Assessoria
Image

A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca de Alagoas (Seagri/AL), lançou o mais expressivo projeto de irrigação agroecológica do sertão alagoano, sendo este também o maior plano de irrigação da história de Alagoas.

O projeto busca a implementação dos MIPAS (Módulos Irrigados de Produção e Aprendizagem) no sertão de Alagoas, é uma estratégia metodológica de construção do conhecimento sobre os diversos temas ligados à técnica do sistema de irrigação e do manejo agroecológico de hortaliças, frutíferas e forragens.

Por meio da irrigação e do manejo agroecológico, a ação tem o intuito de garantir safras prósperas aos agricultores residentes no Alto Sertão. Com isso, o MIPAS vai ampliar a geração de emprego e renda e a produção de alimentos sem o uso de insumos químicos. Já os produtos cultivados no âmbito do projeto terão uma qualidade e valor agregado de grande potencialidade no mercado de produtos orgânicos e agroecológicos.

“Esse é o tipo de projeto que resulta, sobretudo, em qualidade de vida para os agricultores. Essa iniciativa irá beneficiar 200 famílias de pequenos produtores com a implantação do sistema de irrigação e capacitação para desenvolvimento agroecológico, envolvendo biofertilizantes e toda assistência técnica que uma produção de qualidade exige”, destacou o diretor presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley.

O secretário da SEAGRI/AL, Maykon Beltrão, reforçou a importância do programa que vai beneficiar centenas de famílias. “São 200 famílias do Alto Sertão beneficiadas. Agricultores de mais de 26 comunidades rurais dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho D’Água do Casado. Um benefício para o povo sertanejo das cidades que beiram o Canal do Sertão”, destacou.

O MIPAS tem potencial de se tornar referência no desenvolvimento rural sustentável do Alto Sertão e é fruto da parceria entre o Governo de Alagoas, através da SEAGRI/AL, da Fundepes, apoiada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na pessoa do reitor Josealdo Tonholo, e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola - FIDA (agência da Organização das Nações Unidas - ONU). Para executar o projeto, o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) disponibilizou o recurso de R$ 5 milhões. O prazo de execução do projeto é outubro de 2022.