Alagoas

RAVVS e Ufal firmam parceria em pesquisa sobre violência contra crianças e adolescentes na escola

Ascom Sesau | 09/03/22 - 11h01
Foto: Reprodução/Carla Cleto

A Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), firmou parceria com o Instituto de Psicologia (IP) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para a realização do projeto de pesquisa intitulado “Investigação e intervenção junto à Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual do Estado de Alagoas” para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes nas escolas.

O projeto faz parte do grupo de pesquisa “Epistemologia e Ciência Psicológica” do IP da Ufal e objetiva realizar levantamento de necessidades com os profissionais RAVVS; desenvolver oficinas de prevenção à violência sexual com profissionais da educação, crianças, adolescentes e suas famílias; e, por fim, criar o Observatório de Violência contra a Criança e Adolescente em Alagoas, ferramenta que ficará hospedada em um site, que pode ser acessado clicando aqui .

Paula Orchiucci Miura, orientadora do projeto de pesquisa, afirma que a RAVVS é parceira em todas as etapas da pesquisa e é essencial para o alcance de todos os objetivos previstos. “Nós esperamos que esta pesquisa possa contribuir com a potencialização das ações da RAVVS e esperamos também ajudar a prevenir a violência sexual, junto ao Programa de Saúde na Escola, com profissionais da educação, crianças, adolescentes e suas famílias”, explicou Paula.

Ela afirmou, ainda, que espera diminuir as ocorrências deste tipo de violência com as oficinas, que ocorrerão em escolas públicas nas cidades de Marechal Deodoro e Maceió. “A ideia surgiu do desenvolvimento de pesquisas e intervenções acerca da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes que há alguns anos nosso grupo de pesquisa vem realizando”, concluiu.

A pesquisa é interinstitucional e, além de contar com a RAVVS e a Ufal, conta também com Secretarias Municipais da Educação, da Saúde, da Mulher, com a Universidade de São Paulo (USP) e com a Universidade de Coimbra, em Portugal. Coordenada pela docente Paula Orchiucci Miura, a pesquisa está sendo financiada pelo edital FAPEAL-PPSUS de 2020.