Dólar com. 5.0723
IBovespa 0.58
04 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
01/11/2022 às 13h00

Geral

Evento discute aplicações de inteligência artificial na Educação

Divulgação

Promover e contribuir com a troca de experiência entre pesquisadores e profissionais sobre a adoção e implementação de Learning Analytics, fornecer insights e apresentar ferramentas e estratégias, são alguns dos objetivos do 1º Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil. O evento, que faz parte do 11º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022),  vai acontecer no dia 16 de novembro em Manaus-AM.

"Learning Analytics é uma área recente que utiliza técnicas de estatística e inteligência artificial para extrair informações úteis e dar suporte à tomada de decisão educacional", explica o professor Rafael Mello, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), um dos coordenadores do evento e pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O professor revela que esse campo de estudo busca realizar análise de dados educacionais para dar suporte à decisão de maneira a auxiliar gestores, professores e alunos na melhoria de processos de ensino e aprendizagem, sendo útil para a visualização de dados educacionais e análises de interações de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem. Segundo Mello, uma diferença dessa área para outras similares é o fato de que as aplicações desenvolvidas não tomam decisões sozinhas, elas sempre precisam de uma pessoa para decidir: "O foco é sempre em melhorar a aprendizagem dos alunos e dar suporte ao professor para trabalhar as metodologias de ensino e aprendizagem".

O vice-diretor do Nees, Diego Dermeval, professor da Faculdade de Medicina da Ufal, também é um dos coordenadores do evento, em que serão apresentados dois artigos que farão parte dos anais do Congresso, frutos de projetos desenvolvidos por pesquisadores do Núcleo em parceria com o Ministério da Educação. Em um deles, são listadas várias ferramentas de visualização para a análise de dados sobre o Plano Nacional de Educação. O artigo ressalta os pontos positivos e negativos das ferramentas de inteligência empresarial já existentes e propõe melhorias que serão desenvolvidas e testadas ao longo do projeto.

Já o outro artigo apresenta uma solução para Learning Analytics desconectada, em que técnicas de inteligência artificial podem ser aplicadas em escolas sem acesso à internet e sem equipamentos de última geração.  

As inscrições no Workshop estão disponíveis até o início do evento. Mais informações sobre o CBIE 2022 bem como o valor das taxas de inscrição podem ser acessados neste site.

Mais informações:

Site do workshop: https://sites.google.com/view/wapla2022/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0

Inscrições para o XI Congresso Brasileiro de Informática e Educação (CBIE 2022): https://ceie.sbc.org.br/evento/cbie2022/inscricoes/

E-mail: [email protected]


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]