Por g1 AL


Após recomendação da Sesau, universidades e faculdades exigem volta do uso de máscara

Após recomendação da Sesau, universidades e faculdades exigem volta do uso de máscara

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recomendou, nesta quinta-feira (17), a retomada do uso de máscaras em locais fechados dentro do campi universitários de Maceió e do interior. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni) com objetivo de evitar a contaminação com o coronavírus.

“Não queremos fazer alarde, mas é necessário nos precaver para evitar contaminação. O uso de máscara é importantíssimo e precisamos nos preservar, principalmente em locais fechados e com grande fluxo de pessoas circulando”, reforçou a vice-reitora, Eliane Cavalcanti.

Nesta quarta-feira (16), o Grupo Técnico de Combate à Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Seasu) esteve reunido e decidiu recomendar a volta do uso da máscara em ambientes fechados, em situações de aglomeração e para pessoas com comorbidades e idosos.

Em Alagoas, o primeiro caso da subvariante BQ.1 do coronavírus foi registrado. O paciente é um homem de 66 anos, residente em Maceió, com histórico de viagem para São Paulo, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).

LEIA TAMBÉM

“Vale salientar que a Resolução do Consuni em seu artigo 4º recomenda que a comunidade universitária continue fazendo uso de máscara de proteção em locais fechados. Isso é permanente porque o uso de máscara protege todas as pessoas e evita disseminação. Não estamos livres do coronavírus e não podemos baixar a guarda. Não é obrigatório, mas é recomendável”, afirmou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) disse que vai discutir com a academia o uso de máscara nas dependências da universidade.

Faculdades particulares

O Centro Universitário Cesmac divulgou uma nota informando que retomou a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos os professores, alunos e funcionários da instituição, em ambientes fechados administrativos e de ensino, o que inclui salas de aula, auditórios, laboratórios, biblioteca, atendimento ao público e locais onde possa ocorrer concentração de pessoas.

O Centro Universitário Tiradentes (UNIT) informou que vai tratar do assunto em uma reunião prevista para sexta-feira (18).

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!