Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Ufal recomenda volta do uso de máscara em locais fechados no âmbito da instituição

Decisão segue resolução do próprio Consuni e Nota Técnica da Sociedade Brasileira de Infectologia

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recomendou, como forma de precaução, o uso de máscara de proteção em locais fechados da instituição de ensino. O objetivo é evitar a contaminação pela Covid-19. A decisão atende a Resolução nº 81/2022 do próprio Conselho Universitário (Consuni), aprovada em setembro deste ano, e segue Nota Técnica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS).

A Nota Técnica do MS faz o alerta sobre o aumento do número de casos de Covid-19 e circulação de novas linhagens da variante Ômicron, com ênfase nas sublinhagens BQ.1, BA.5.3.1. “Os dados epidemiológicos da Covid-19 no mundo e no Brasil indicam a necessidade de contínuo monitoramento epidemiológico do SARS-CoV-2 e variantes. Até 11 de novembro de 2022, são 34.908.198 casos e 688.656 óbitos acumulados de Covid-19 no Brasil”, destacou o documento.

Artigos Relacionados

De acordo com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e a vice-reitora Eliane Cavalcanti, a recomendação para o uso de máscara é para proteger todas as pessoas que fazem parte da comunidade da Ufal e, também, a sociedade de uma maneira geral.

“Estamos em alerta e em contato permanente com autoridades sanitárias. Não queremos fazer alarde, mas é necessário nos precaver para evitar contaminação. O uso de máscara é importantíssimo e precisamos nos preservar, principalmente em locais fechados e com grande fluxo de pessoas circulando”, reforçou a vice-reitora.

“Não estamos livres do coronavírus e não podemos baixar a guarda. Não é obrigatório, mas é recomendável”, ressalta Tonholo.

Segundo a professora Eliane, no último dia 11, a SBI já fez um alerta para o aumento do número de casos de Covid-19 no país, por conta da subvariante Ômicron BQ.1. Ontem (16), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) também recomendou o retorno do uso de máscaras em locais fechados, para evitar a expansão dessa subvariante do coronavírus.

Com assessoria*

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas