Roteiro cultural

Vamos Subir a Serra: evento inicia programação na Serra da Barriga e vai até o sábado (19)

Por Tribuna Hoje 17/11/2022 15h56 - Atualizado em 17/11/2022 16h11
Vamos Subir a Serra em União dos Palmares - Foto: Aprigio Vilanova / Assessoria

O Vamos Subir a Serra chegou a União dos Palmares na quinta-feira (17). O evento, que teve sua primeira fase na capital, agora segue na terra de Zumbi. Até o dia 20, são muitas atividades programadas na Serra da Barriga, berço de luta e resistência do povo negro brasileiro. O evento ocorre até o dia 19, que antecede o Dia da Consciência Negra.

Nesta quinta, artistas, ativistas, educadores, religiosos, dentre outras figuras enriqueceram as atividades no Parque Memorial Quilombo dos Palmares. O Vamos Subir a Serra começou às 8h com a visita guiada “Palmares in loco” com uso de expressão teatral. A programação seguiu até as 10h com destaque para a capacitação antirracista de professores da rede municipal de União dos Palmares. As aulas foram ministradas pela professora Drª Ligia Ferreira, da Ufal em duas turmas de 120 professores, além de projeção mapeada e o início do Festival Aqualtune de Cinema e Afrofuturismo, que vai até o último dia de evento.

No dia 18, a programação segue com destaque para o pôr do sol ao som de Nelson Rufino, cantor e compositor sambista baiano. Já no dia 19, mais de 80 mestres da capoeira se encontrarão na Serra da Barriga, com a presença do mestre Boca Rica, também da Bahia.

Ainda na Serra da Barriga, a atividade Malungos e Erês Abraçando Palmares terá uma ampla programação dedicada aos malungos (companheiros de luta), em que artistas, ativistas, educadores, religiosos, dentre outras figuras enriquecerão as atividades no Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Já os Erês, são uma referência às crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas da região que poderão acompanhar, vivenciar e aprender sobre a história e a cultura do povo negro de Alagoas e de todo o Brasil.