OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 05 de maio de 2024

18/11/2022 às 15:05

IV Reunião do Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas acontece no próximo dia 22

Programação está disponível nas redes sociais da Semarh. Ascom Semarh Programação está disponível nas redes sociais da Semarh. Ascom Semarh

No dia 22 de novembro, acontecerá a IV Reunião do Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas, das 8h às 12h, no Complexo de Inovação Pedagógica do Centro Universitário Cesmac. A iniciativa é.da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e visa apresentar as ações do Estado de Alagoas na pasta de Clima.

O Fórum foi criado com o intuito de avançar no trabalho ao enfrentamento dos impactos decorrentes das mudanças climáticas. O evento é gratuito e será iniciado pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César, que representou Alagoas na COP 27, enquanto que Marcelo Ribeiro, secretário do Meio Ambiente da Semarh, fará a explanação dos projetos implantados pela secretaria.

Gino César, junto aos secretários estaduais de Meio Ambiente do Brasil, apresentou a “Carta de Compromissos Governadores Pelo Clima”, que foi entregue ao presidente Lula. A carta reitera o papel relevante que o Brasil tem no enfrentamento das mudanças climáticas pelo seu inegável protagonismo nas negociações internacionais desde a Rio 92 e está reconhecidamente posicionado no G5 nas temáticas de Desenvolvimento Sustentável, Clima e Biodiversidade.

“O Brasil está assumindo outra postura em relação ao meio ambiente e isso significa um novo tempo para a política ambiental. O Brasil está saindo de um momento muito difícil que afetou suas relações com o restante do mundo, por isso, temos muito o que fazer e Alagoas não quer ficar de fora". Concluiu Gino.

PROGRAMAÇÃO

8h - Abertura - Gino César - Secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas

8h20 - Apresentação das ações do Estado de Alagoas na pasta de Clima.

Marcelo Ribeiro e Liara Santos - SEMARH

8h40 - Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa de Alagoas.

Glauber Mariano/ Anderson Silva - UFAL

9h - Cenário de Emissões de Gases de Efeito Estufa no Setor Agropecuário de Alagoas.

Stoécio Maia - IFAL

9h30 - Laboratório de Economia Regenerativa de Crédito de Carbono Social da Caatinga.

Haroldo Almeida

10h - Discussões

10h20 - Panorama de Energias Renováveis em Alagoas. Bruno Macedo - Sedetur

10h40 - Plano Nordeste Potência. Fabiana Couto