Por g1 PE

Caixas de materiais emborrachados aparecem no litoral do Grande Recife

Pelo menos três caixas de material emborrachado foram encontradas, neste sábado (19), em praias do Grande Recife. Os registros foram feitos em Paulista e na Ilha de Itamaracá (veja vídeo acima).

Informações dão conta de que objetos similares também foram achados na sexta (18), em Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. Desde o início do mês, caixas estão sendo recolhidas no litoral pernambucano.

O gari Cleber Ricardo Felix, que coordena a equipe de limpeza na orla de Maria Farinha, em Paulista, disse ao g1 que duas caixas foram encontradas neste sábado.

Duas caixas emborrachadas foram encontradas na praia de Maria Farinha, em Paulista, no Grande Recife — Foto: Reprodução

Com essas, subiu para seis o número de objetos recolhidos no litoral de Paulista. Cinco caixas apareceram em Marinha Farinha e uma na praia de Conceição, segundo Cleber.

"É uma caixa emborrachada. Tipo de borracha de pneu. Tem um cheiro muito forte", explicou Cleber. Segundo ele, não tem nada dentro dos objetos.

Ainda de acordo com Cleber, as caixas estão sendo levadas para a empresa que administra a limpeza urbana do município para serem analisadas.

Por meio de nota, a prefeitura disse que as caixas que apareceram em Maria Farinha foram recolhidas pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente.

"A equipe de limpeza urbana da Secretaria de Obras e Serviços Públicos remeteu as caixas para o aterro sanitário da Mirueira, onde será analisado e levado aterro industrial", disse o comunicado.

Caixas de material emborrachado encontradas em Maria Farinha, no litoral pernambucano, serão levadas para análise — Foto: Reprodução

Na Ilha de Itamaracá, uma caixa apareceu na proximidade da Estrada do Forte Orange, por volta do meio-dia deste sábado. Eyricka Alves, que tem um casa na orla, disse que os banhistas pensaram, inicialmente, que podia se tratar de tráfico de drogas.

Foi o marido de Eyricka que tirou o objeto do mar. "Ainda está aqui. Liguei para a polícia, disseram que tinha que ligar para a prefeitura para providenciar alguém para vir buscar", explicou. A moradora disse que não conseguiu acionar a prefeitura.

Mais casos

Pelo menos uma caixa do mesmo material emborrachado foi encontrada na praia de Casa Caiada, em Olinda na sexta (18). Relatos recebidos pelo WhatsApp da TV Globo indicam que outros três objetos apareceram na praia de Candeias, em Jaboatão.

O material que tem chegado ao litoral pernambucano é semelhante ao que aparece em praias do Nordeste desde 2018.

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) dizem tratar-se de fardos de borracha de navios nazistas naufragados na 2ª Guerra Mundial.

O primeiro estudo feito pela UFC apontou que as caixas vinham do navio SS Rio Grande, que foi afundado por forças aéreas dos Estados Unidos.

Uma segunda pesquisa da UFC, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mostrou que outras caixas eram provenientes do navio MV Weserland, que naufragou após ser atacado pelo destróier USS Sommers, da Marinha americana, em janeiro de 1944.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias