Interior

'A partir de agora posso bater no peito e dizer que eu sou penedense', diz Sérgio Onofre, que recebeu o título de cidadão de Penedo

Entrega do título ocorreu nesta quinta-feira (17) em uma sessão ordinária na Câmara dos Vereadores da cidade

Por Assessoria 18/11/2022 10h11
Além de ser idealizador e coordenador do Circuito, Onofre também é docente da Unidade de Ensino Penedo, campus Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Foto: Adriano Arantos

A tarde desta quinta-feira (17) foi marcada por uma grande comoção e lágrimas de dever cumprido em uma sessão ordinária na Câmara dos Vereadores de Penedo. O generoso e amado coordenador do Circuito Penedo de Cinema, Sérgio Onofre, recebeu o Título de Cidadão Penedense por seus trabalhos que envolvem projetos socioculturais, formativos e comunitários desenvolvidos na cidade.

O pedido para a titulação foi feito pelo vereador Bili Marques, que também foi aluno de Sérgio na faculdade de história enquanto exercia o mandato.

Além de ser idealizador e coordenador do Circuito, Onofre também é docente da Unidade de Ensino Penedo, campus Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É também na Ufal que ele exerce o papel de coordenador de Ações Culturais, um dos setores da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

A sessão começou às 16h30. No local estavam alguns vereadores e cerca de 50 pessoas, entre elas a imprensa, amigos e familiares de Sérgio. O coordenador do Circuito já estava visivelmente com os olhos cheios d' água, encantado com o momento. Ele subiu ao púlpito e foi o primeiro a fazer o discurso. Sérgio falou um pouco sobre sua trajetória e missão de vida, demonstrou o amor por Penedo e agradeceu a presença de todos, especialmente à sua amada esposa Regina Buarque.

"É uma honraria muito forte porque eu sei do orgulho que o penedense tem dessa terra. Eu tenho vivenciado mais presentemente a partir de 2006 e a gente tem tido a oportunidade de viver com esse povo. A gente percebe e é muito claro que o penedense tem amor por sua tarde e orgulho em falar de sua terra. O título de cidadão de alguém de fora penso que é uma grande generosidade", disse Sérgio Onofre.

Ainda durante sua fala, o historiador chorou como se estivesse lembrando do passado. Após se recompor, ele contou a vivência de ser professor universitário e de ter que escolher, na hora de fazer a prova do concurso, em qual cidade exerceria: Arapiraca, Palmeira dos Índios ou Penedo.

"Eu optei em fazer o concurso para Penedo, com uma pretensão grande de ser o segundo colocado, mas eu tive a felicidade de ser o primeiro", revelou Onofre, em lágrimas. E continou. "Eu vim morar aqui não só para ser professor, mas também para mudar realidades. Entendi que a gente está sempre aprendendo, que a educação é algo necessário, permanente. Com esse título, a partir de agora posso bater no peito e dizer que eu sou penedense", afirmou.

Reconhecimento

Depois que Sérgio fez o discurso, foi a vez do vereador Bili Marques falar. Ele contou como conheceu Onofre e elogiou a personalidade do historiador. "Tenho o privilégio de conhecer um homem simples, objetivo, de grande capacidade e que depois engrossou a cultura de ensino aqui em Penedo via Ufal. Como ser humano, intelectual, ele tem toda a bagagem para seguir em frente", disse o vereador.

Outro político a ter a vez da fala foi o vereador Messias da Filó. Ele expressou sua alegria em estar presente na sessão e fez uma declaração para Sérgio. "É uma grande alegria para Penedo. Você não veio apenas para ser mestre, mas também para se integrar de corpo e alma a Penedo. Acredito que você é uma das pessoas que faz Penedo crescer cada vez mais".

Roberto da Farmácia foi o próximo a fazer o discurso. Ele comemorou a titulação de Sérgio Onofre e o parabenizou. "É uma satisfação muito grande ter o senhor hoje nesta casa. O senhor sempre teve essa simplicidade, essa humildade e parece já da terra de Penedo. Está de parabéns, professor. Nós, penedenses, ganhamos mais um filho dessa terra amada querida que é Penedo", declarou Roberto da Farmácia.

O vereador Antônio Figueiredo, que também é presidente da Câmara contou para a reportagem que foi um momento ímpar para os vereadores. Ele também declarou suas homenagens a Sérgio.

"O professor é uma pessoa querida. O trabalho social que ele vem desenvolvendo com o povo de Penedo é uma maravilha. Para nós, já tinha passado o tempo de fazer essa homenagem. A homenagem é mais para a gente do que para ele, porque temos um irmão do nível dele. Ele é um verdadeiro penedense de alma, de sentimento, de tudo. O título foi dado por tudo que ele fez e faz aqui, e pelo amor que demonstrou ao nosso povo", disse Antônio Figueiredo.

Onofre também contou para a reportagem que ficou sem palavras na hora que recebeu a notícia do título. Para ele, o título é uma demonstração de gratidão por um trabalho que vem sendo feito há mais de uma década.

"Pode parecer um ato simples, pode parecer um ato político, mas de fato quando você tem um envolvimento com a cidade, quando tem um compromisso político educacional no sentido de que a gente está aqui cumprir um papel, o ato se torna bem significativo. Eu fiquei muito feliz e emocionado", revelou o historiador.

Ao final da sessão, o presidente da Câmara entregou a placa com o diploma de titulação para Sérgio Onofre, que vibrou junto com o público presente.