Maceió, AL

Clear sky

Festival de Música de Penedo se consagra como um dos maiores do Nordeste

Cerca de 450 estudantes da rede pública participaram das atividades e 300 kg de alimentos foram doados a instituições
Público prestigiou recitais, workshops, shows musicais, retretas, oficinas, blocos de frevo, desfiles de bandas, concertos abertos e didáticos (foto: divulgação)

A edição 2022 do Festival de Música de Penedo movimentou a economia da cidade, quebrou barreiras geográficas e históricas, promoveu a acessibilidade e a gratuidade para a população, além de ter sido a mola propulsora de diversos acontecimentos marcantes nos campos da arte, educação e cultura na comunidade. O evento consagrou-se como um dos maiores e melhores festivais do Nordeste.

Durante quatro dias (de 19 a 22 de outubro), o público prestigiou recitais, workshops, shows musicais, retretas, oficinas, blocos de frevo, desfiles de bandas, concertos abertos e didáticos com músicos e professores de Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Estados Unidos, Portugal, Bahia, entre outros.

PUBLICIDADE

Foram realizadas 27 oficinas instrumentais e especiais, 20 atrações e shows, com a participação de mais de 100 artistas e profissionais da música, incluindo equipe de som, maquinário, iluminação e produção dos artistas.

Em todos os mais de seis locais de cultura, a exemplo do Largo de São Gonçalo, o Teatro Sete de Setembro, as igrejas, a Casa de Aposentadoria, o Centro de Convenções, além da própria rua, havia um público diversificado e participativo. Mais de 3 mil pessoas, entre turistas, moradores, transeuntes e convidados, estiveram presentes no Festival.

O evento foi um sucesso porque, além de estimular a inclusão e a formação educacional de mais de 600 participantes de oficinas, também foi agente social de transformação e um ponto essencial de solidariedade. Um dos resultados que se pode citar, é a coleta e distribuição de 300 kg de alimentos às instituições sociais da cidade.

As atividades pedagógicas também geraram mais de 500 certificações e mais de 6 mil horas registradas. Além do show de abertura protagonizado por Guilherme Arantes, um dos músicos e cantores mais renomados do Brasil, que emocionou mais de 700 pessoas presentes no auditório do Centro de Convenções.

Nesse mesmo local, 450 estudantes da rede pública de Penedo também se animaram com a Orquestra dos Meninos de São Caetano (PE), sob regência do maestro Mozart Vieira.

Programação

O Festival foi dividido em três programações: a pedagógica, composta por formações em diversos instrumentos e assuntos, como o fagote, a percussão, trompete, trombone, flauta, canto coral, dança, dentre outros; a científica, com a realização o I Fórum Afro-brasileiro Musical do Velho Chico, o III Fórum Alagoano de Educação Musical e o V Encontro Cemupe de Musicologia, publicações acadêmicas na revista Musifal, e o Encontro de Maestros do Movimento Viva a Banda.

E a artística, com a Feira de Música, que promoveu a apresentação da Banda de Pífano Esquenta Muié (AL), o Palco da Música, que trouxe músicos como Maestro Spok (PE), grupo Garagem (BA), Mel Nascimento (AL), Rafaela Quintino (AL), Iberian Ensemble (Portugal), Lucas Thomazinho, Quinteto Olympea e muito mais.

Uma grande estreia no Festival também foi a I Mostra de Música Autoral do Velho Chico, que levou ao palco do Centro de Convenções 14 compositores e cantores de Alagoas.

As composições escolhidas foram apresentadas para os mais de 50 presentes. Outra grande reestreia foi a volta da Orquestra da Ufal aos palcos após quase três anos de pandemia, em que estavam sem realizar apresentações.

Ocupação hoteleira

Durante os dias de festival, houve um grande aumento na ocupação hoteleira e no consumo em locais de alimentação da cidade. As informações são da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) de Penedo. A taxa de ocupação chegou a 92%, do dia 18 ao dia 23 de outubro.

Centenas de pessoas trabalharam para manter o Festival durante os quatro dias. Cerca de 20 monitores dos cursos de Teatro, Música, Dança, Turismo, Ciências Biológicas, de Maceió e Penedo, foram selecionadas para ajudar no evento.

Além disso, teve a participação dos professores e estudantes de Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o apoio da professora Débora Borges, coordenadora do curso, e do professor Flávio Ferreira, vice-coordenador.

O Festival foi uma realização da Ufal, através do Centro de Musicologia de Penedo, em parceria com Governo do Estado de Alagoas e Prefeitura Municipal de Penedo. Contou com o patrocínio do Sebrae.

PUBLICIDADE