OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de maio de 2024

21/11/2022 às 14:34

Trabalhos de Saúde Pública de Arapiraca são premiados em congressos nacionais

A qualidade dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde torna Arapiraca referência no assunto, principalmente quando se fala em Atenção Primária à Saúde. Parte disso se dá, sem dúvida, ao trabalho de excelência desempenhado pelos servidores públicos.

Durante este final de semana, Arapiraca foi premiada em dois congressos nacionais: 3º Congresso Brasileiro Mame Bem, em Belo Horizonte-MG, e o Congresso Nacional de Enfermagem, em Salvador-BA.

A campanha produzida durante o Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, ganhou o primeiro lugar dentre os participantes. Intitulada “Violência na Amamentação: Precisamos falar sobre isso!”, a campanha tinha o objetivo de debater sobre os tipos de violência que as mulheres sofrem durante o puerpério e período de amamentação e que muitas vezes atrapalham o processo.

O trabalho foi submetido pelas enfermeiras Epoliana Garrote, Janaína Marinho, Neuzianne de Oliveira e Maria Patrícia Rolim. De acordo com a gerente do BLH, Epoliana Garrote, foi uma surpresa muito boa o anúncio do prêmio.

“Apesar de termos submetido a campanha na premiação, eu e Janaína fomos a Belo Horizonte como congressistas. Quando foi anunciado que nossa campanha foi a escolhida dentre tantas outras espalhadas pelo Brasil, ficamos muito felizes pelo trabalho desempenhado, e orgulhosos por representar nossa cidade”, declarou a enfermeira.

Em Salvador, outro grupo de enfermeiros também subiu ao pódio durante premiação do Congresso Nacional de Enfermagem. O trabalho “Programa Qualifica Enfermagem: metas, indicadores e processo de trabalho para ampliar o acesso e resolutividade na APS”, submetido pela enfermeira Lousany Caires, ficou em segundo lugar e teve como objetivo estabelecer e monitorar metas e indicadores de enfermagem na Atenção Primária da Saúde em Arapiraca, assim como qualificar o processo de trabalho das equipes de enfermagem.

O trabalho foi desenvolvido por profissionais que atuam na gestão – enfermeiros Evandro Melo, Gleicy Marques, Rwizziane Barros, Nathália Rocha e Paulo Alberto – e com discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Ascom Arapiraca