Tesouro perdido? Caixa misteriosa é encontrada em praia de Florianópolis; veja o que se sabe

Item foi encontrado na manhã desta segunda-feira (21) por moradores em frente ao restaurante Paixão de Verão, na praia dos Ingleses, no Norte da Ilha

Um objeto misterioso deu o que falar entre os moradores de uma praia da região Norte de Florianópolis. Uma espécie de “caixa”, envolta de couro e com diversos tecidos dentro, surgiu boiando no mar na manhã desta segunda-feira (21). O objeto chamou a atenção de banhistas e pescadores que estavam no local.

Caixa foi encontrada por moradores da região dos Ingleses, na manhã desta segunda-feira (21) – Foto: Amoris/Divulgação/NDCaixa foi encontrada por moradores da região dos Ingleses, na manhã desta segunda-feira (21) – Foto: Amoris/Divulgação/ND

A caixa misteriosa foi encontrada próxima ao restaurante Paixão de Verão e trazida até a beira-mar por turistas e moradores locais. É possível observar no vídeo que o objeto é retirado com esforço e está repleto de musgo e crustáceos, o que pode indicar que o objeto está há muito tempo no mar.

Curiosa, a população envolvida no achado tratou de abrir a caixa com as próprias mãos. A coragem não durou muito, já que no decorrer da gravação, o homem “responsável” por cortar o tecido se assusta diversas vezes com a possível vida marinha dentro do objeto.

A caixa continha uma espécie de tecido emborrachado com similaridades de couro antigo.

Veja o vídeo:

Foram chamados os Guarda-vidas, a Guarda Municipal e, posteriormente, a Capitania dos Portos retirar da água e analisar o objeto. A guarnição disponibilizou uma viatura para transportar e encaminhar a caixa para o quartel da Marinha do Brasil.

Capitania dos Portos realizou a retirada e encaminhou o objeto para análise – Vídeo: Diego Ribeiro/Divulgação/ND

Suspeita

A gravação publicada pelo perfil @praiadosinglesesfloripa despertou a curiosidade de mais de 700 mil pessoas que assistiram ao vídeo. Nos comentários, usuários do Brasil todo relataram casos semelhantes em seus estados.

Um perfil do Rio Grande do Norte comenta: “Isso se trata de borracha prensada que fazia parte de um navio que naufragou na costa do Ceará, na década de 1940. Aqui no RN já apareceu toneladas desse material”, explica.

As caixas apareceram em praias de ao menos nove cidades do litoral pernambucano desde o início de novembro, segundo a CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente).

O ND+ entrou em contato com a Capitania dos Portos, mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria.

Possível origem

Caixas semelhantes têm chegado ao litoral do Nordeste desde 2018. Segundo pesquisadores da UFC (Universidade Federal do Ceará) são fardos de borracha de navios nazistas naufragados na 2ª Guerra Mundial.

13 caixas de material emborrachado foram recolhidas em praias do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco – Foto: Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho/Divulgação/ND13 caixas de material emborrachado foram recolhidas em praias do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco – Foto: Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho/Divulgação/ND

A UFC fez um primeiro estudo que apontou a origem das caixas como sendo o navio SS Rio Grande, afundado por forças aéreas dos Estados Unidos.

Uma segunda pesquisa da UFC em conjunto com a Ufal (Universidade Federal de Alagoas) foi feita quando materiais semelhantes voltaram a aparecer no litoral.

A origem desses objetos foi identificada como sendo o navio MV Weserland, destruído pela Marinha americana em 1944.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.