Concurso IFAL: Como serão as provas? Veja o que vai cair no certame

Confira todos os detalhes e inscreva-se!

O concurso IFAL (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas) foi liberado e oferece um total de oito vagas para nível médio e superior. Mas, afinal, o que vai cair nas provas? Como serão as avaliações?

Antes, vale lembrar que as inscrições poderão ser feitas pelo portal UFAL Copeve até o dia 25 de dezembro. As taxas variam de R$ 110 até R$ 150.

Como serão as provas do concurso IFAL?

As provas estão marcadas para o dia 05 de março de 2023 e vai acontecer em Maceió. Os candidatos serão submetidos a prova preambular, objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

O quantitativo de questões depende da escolaridade. Os cargos de nível médio terão 50 questões, já superior, 60 questões. As alternativas serão um total de 5 para cada questão e uma única resposta correta.

A pontuação será um total de 100 e para ser aprovado, o candidato precisa seguir as regras abaixo, de acordo com o edital:

• Obter na Prova Objetiva o mínimo de 50% do total de pontos válidos, considerando o conjunto de todas as disciplinas; e
  • Alcançar classificação de acordo com o limite estabelecido no Anexo II do Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019, de acordo com o discriminado no Anexo I deste Edital, conforme o número de vagas previsto para cada cargo.

As/os candidatas/os com deficiência, com necessidades especiais ou com problemas de saúde poderão solicitar condição especial para a realização das Provas Objetivas. Para isso, a/o candidata/o deve assinalar, no Requerimento de Inscrição no endereço eletrônico da COPEVE/UFAL, que necessita de condição especial para a realização das Provas Objetivas.

Questões

As questões do concurso IFAL variam a depender dos cargos. Confira a lista a seguir:

Para os cargos 01 e 02 as disciplinas e o quantitativo são:

• Português: 10;
  • Raciocínio Lógico: 5;
  • Fundamentos da Administração Pública: 10;
  • Informática :5;
  • Conhecimentos Específicos: 20

Para os cargos 03 a 05 são:

• Português: 10;
  • Raciocínio Lógico :5;
  • Fundamentos da Administração Pública: 10;
  • Informática: 5;
  • Conhecimentos Específicos: 30

Vagas edital IFAL

Ao todo são 08 vagas para nível médio e superior. Confira os cargos oferecidos no edital, de acordo com vacância e salário:

CARGOSVAGASSALÁRIO
Assistente de Aluno (cargo 1)01R$ 1.945,06
Técnico de Tecnologia da Informação (cargo 2)03R$ 2.446,96
Bibliotecário – Documentalista (cargo 3)02 R$ 4.180,66
Pedagogo (cargo 4)01R$ 4.180,66
Técnico em Assuntos Educacionais (cargo 5)01R$ 4.180,66

Além dos salários iniciais, benefícios serão disponibilizados aos aprovados no concurso IFAL. Como por exemplo, auxílio-alimentação no valor de R$ 458,00, auxílio-transporte para servidores que utilizam transporte público para o deslocamento residência x trabalho x residência.

Outros benefícios são auxílio pré-escolar no valor de R$ 321,00 por dependente, até os 5 (cinco) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias de idade, auxílio-saúde no valor a depender do vencimento básico e idade e incentivo à qualificação ao servidor que possuir educação formal superior ao exigido para o cargo de que é titular, na forma de regulamento.

Requisitos

Cada cargo tem os requisitos apropriados e necessários para inscrição. Veja abaixo:

• Assistente de Aluno: Assistir e orientar os alunos no aspecto de disciplina, lazer, segurança, saúde, pontualidade e higiene, dentro das dependências escolares; Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Técnico de Tecnologia da Informação: Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; Projetar, implementar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; Selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento; Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Bibliotecário – Documentalista: Disponibilizar informação; Gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; Tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; Disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; Desenvolver estudos e pesquisas; Promover difusão cultural; Desenvolver ações educativas; Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Pedagogo: Implementar a execução, avaliar e coordenar a (re)construção do projeto pedagógico de instituições de ensino médio ou ensino profissionalizante; Viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas; Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Técnico em Assuntos Educacionais: Coordenar as atividades de ensino, planejamento, orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo.

Para acessar o edital completo clique aqui.