OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2024

07/11/2022 às 16:42

Traipu recebe 5ª edição da Expedição Científica do Baixo São Francisco

Traipu recebeu, no último sábado (5), a 5ª edição da Expedição Científica do Baixo São Francisco, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Centro da cidade. A expedição leva conhecimento acadêmico à sociedade e passará por diversos municípios que integram o Baixo São Francisco alagoano, durante 10 dias.

Realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) a expedição reúne mais de 20 instituições e mais de 60 pesquisadores, que se espalharam pela cidade, para executar ações de acordo sua área de atuação, entre elas estão: meio ambiente, educação, saúde, antropologia e engenharia.

Foram coletadas amostras de água, solo e vegetação, para análise durante e após a Expedição; A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) promoveu o repovoamento de alevinos no rio; também foram realizadas ações de educação ambiental, saúde pública, exames.

As crianças e adolescentes Traipuenses participaram de atividades recreativas como o projeto Academia de Futebol, e outras atividades esportivas desenvolvidas pelo Instituto de Educação Física da Ufal, com o apoio da Secretaria de Esportes de Traipu.

O prefeito de Traipu, Lucas Santos, destacou a importância da Expedição e sua passagem pelo município.

“A Expedição é uma ação de extrema importância, pois une educação, ciência, saúde, que são coisas fundamentais para a sociedade. Também traz à tona preocupações com o Rio São Francisco, a terra, os biomas e toda a bacia hidrográfica, estimulando a conscientização das crianças e adolescentes e levando conhecimento para as futuras gerações. Para nós traipuenses, é muito gratificante receber a Exposição”, pontou Lucas Santos.

As Expedições Científicas do Baixo São Francisco são uma realização da Ufal, por meio do investimento do MCTI, CBH São Francisco, Codevasf, Semarh-AL e Fapeal; e do apoio da Fundepes, Agência Peixe Vivo, Tanto Expresso, ICMBio, Emater-AL, Hanna Instruments, Colgate, Rotary Club Arapiraca, Grupo Coringa, Andrade Distribuidor LTDA e das seguintes instituições de pesquisa: UFRPE, UFBA, Unir, UFPB, UFS, INPI, UEFS e do IEAPM.

Ascom Traipu