Dólar com. 5.1109
IBovespa 0.58
02 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
08/11/2022 às 15h00

Entretenimento

Penedo será palco de um dos maiores festivais de cinema do País

Programação do Circuito ocorre entre os dias 14 e 20 de novembro de forma híbrida (on-line e presencial)

Circuito de Cinema retoma para Penedo a missão de divulgar o cinema nacional e as novas produções, incentivando e estimulando o segmento audiovisual - Jonathan Lins/Agência Alagoas

O município de Penedo será palco neste mês de novembro de um dos maiores festivais de Cinema do Brasil. Entre os dias 14 e 20, o Circuito Penedo de Cinema leva à cidade uma programação multicultural para toda a família. Voltado ao segmento audiovisual, o evento, com programação híbrida (on-line e presencial), conta com diversas mostras de filmes, debates, oficinas, palestras,  rodas de conversa, conferências, apresentações artísticas e muito mais. Nesta edição, o destaque é para a retomada dos grandes eventos de cinema do antigo Cine São Francisco, que hoje abriga o Centro de Convenções Zeca Peixoto.

A cerimônia de abertura ocorrerá às 19h30 de segunda-feira (14), no Centro de Convenções Zeca Peixoto, com transmissão ao vivo pelo canal do Circuito no YouTube, e tem como destaques a apresentação da Orquestra Monte Pio dos Artistas e banda do Maestro Júlio Catarina. Em seguida, será dado início à Mostra de Longa Metragem Nacional com exibição de Os Primeiros Soldados, precedida por um bate-papo com o diretor do filme, Rogério Oliveira.

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, o Circuito de Cinema retoma para Penedo a missão de divulgar o cinema nacional e as novas produções, incentivando e estimulando o segmento audiovisual. "Esse é um evento que reúne grandes nomes da arte audiovisual de todo o país, promovendo as produções nacionais e locais. Com o engajamento de todos, estamos consolidando Alagoas como rota no calendário cultural nacional”, afirmou a titular da pasta.

Festival recebe “Maria Bruaca”

A Mostra de Longa Metragem Nacional segue até o encerramento do evento oferecendo bate-papos e projeção de ainda mais filmes: Carro Rei, com presença da diretora Renata Pinheiro, do roteirista Sérgio Oliveira e da atriz alagoana Ane Oliva; De Repente Drag, com a diretora Rafaela Gonçalves; Condado Macabro, com o diretor Marcos Debrito e o ator Francisco Gaspar; e o sucesso de bilheteria A Turma da Mônica - Lições, com a presença do ator Gabriel Moreira, entre outras produções.

O Circuito também recebe a atriz Isabel Teixeira, que recentemente fez a personagem de Maria Bruaca, no remake da novela Pantanal. A atriz participa de uma roda de conversa com a atriz Danny Barbosa sobre o papel do ator na atuação para o teatro, cinema e TV.

Programação multicultural

O Circuito também conta com as tradicionais mostras competitivas: o 15º Festival do Cinema Brasileiro, o 12º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e o 9º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental. Além das sessões presenciais, os curtas concorrentes a melhor filme pelo Júri Popular e Oficial estarão disponíveis no site durante todo o período de realização do evento (14 a 20 de novembro), além de transmissão ao vivo pelo canal do youtube. Também de modo virtual e presencial, estão os filmes que compõem a Mostra de Cinema Infantil.

Além disso, a Mostra Cinema Livre, com funcionamento na Praça 12 de Abril entre 15 e 19 de novembro, exibe filmes com classificação indicativa livre a partir das 19h e, no mesmo local, a Feira de Empreendedores Culturais e o palco com shows musicais, que recebe na primeira noite do evento (15) o Festival Alagoano de Rock, com apresentações de Wado, Morcegos, Lambertos, Janaina Melo e Invisible Control. A grade de shows encerra no domingo (20), com destaque para a banda pernambucana Mundo Livre S/A.

Democratização à cultura

Neste ano, a novidade é o Camping Circuito Penedo, uma ótima opção para quem está procurando um lugar para servir de base enquanto curte o evento. O camping é aberto ao público, totalmente gratuito, e conta com segurança 24 horas, 12 banheiros químicos, 12 chuveiros, lavatórios e área coberta de convivência com pontos de energia. A iniciativa busca ampliar ainda mais o acesso e estadia dos visitantes durante a semana do Circuito. O esquema de reserva pode ser feito até o dia 11 de novembro, através do link disponível no Instagram do festival.

Ano após ano, o Circuito se reinventa e busca abrir espaço para novas discussões, sempre reafirmando seu papel como instrumento para olhares e perspectivas sobre o vasto patrimônio audiovisual alagoano e nacional, em diálogo com a educação. Durante sete dias, a cidade histórica de Penedo recebe uma programação intensa e gratuita. Com a execução também digital do Circuito, além dos filmes disponibilizados no site do evento, debates, rodas de conversa passaram a acontecer em formato online. O programa engloba ainda a exibição de longas-metragens brasileiros.

O Circuito Penedo é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Patrocinam o evento o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Prefeitura de Penedo e o Sebrae Alagoas.


Fonte: Ascom Secult com Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]