Dólar com. 5.1109
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
08/11/2022 às 15h00

Entretenimento

Penedo será palco de um dos maiores festivais de cinema do País

Programação do Circuito ocorre entre os dias 14 e 20 de novembro de forma híbrida (on-line e presencial)

Circuito de Cinema retoma para Penedo a missão de divulgar o cinema nacional e as novas produções, incentivando e estimulando o segmento audiovisual - Jonathan Lins/Agência Alagoas

O município de Penedo será palco neste mês de novembro de um dos maiores festivais de Cinema do Brasil. Entre os dias 14 e 20, o Circuito Penedo de Cinema leva à cidade uma programação multicultural para toda a família. Voltado ao segmento audiovisual, o evento, com programação híbrida (on-line e presencial), conta com diversas mostras de filmes, debates, oficinas, palestras,  rodas de conversa, conferências, apresentações artísticas e muito mais. Nesta edição, o destaque é para a retomada dos grandes eventos de cinema do antigo Cine São Francisco, que hoje abriga o Centro de Convenções Zeca Peixoto.

A cerimônia de abertura ocorrerá às 19h30 de segunda-feira (14), no Centro de Convenções Zeca Peixoto, com transmissão ao vivo pelo canal do Circuito no YouTube, e tem como destaques a apresentação da Orquestra Monte Pio dos Artistas e banda do Maestro Júlio Catarina. Em seguida, será dado início à Mostra de Longa Metragem Nacional com exibição de Os Primeiros Soldados, precedida por um bate-papo com o diretor do filme, Rogério Oliveira.

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, o Circuito de Cinema retoma para Penedo a missão de divulgar o cinema nacional e as novas produções, incentivando e estimulando o segmento audiovisual. "Esse é um evento que reúne grandes nomes da arte audiovisual de todo o país, promovendo as produções nacionais e locais. Com o engajamento de todos, estamos consolidando Alagoas como rota no calendário cultural nacional”, afirmou a titular da pasta.

Festival recebe “Maria Bruaca”

A Mostra de Longa Metragem Nacional segue até o encerramento do evento oferecendo bate-papos e projeção de ainda mais filmes: Carro Rei, com presença da diretora Renata Pinheiro, do roteirista Sérgio Oliveira e da atriz alagoana Ane Oliva; De Repente Drag, com a diretora Rafaela Gonçalves; Condado Macabro, com o diretor Marcos Debrito e o ator Francisco Gaspar; e o sucesso de bilheteria A Turma da Mônica - Lições, com a presença do ator Gabriel Moreira, entre outras produções.

O Circuito também recebe a atriz Isabel Teixeira, que recentemente fez a personagem de Maria Bruaca, no remake da novela Pantanal. A atriz participa de uma roda de conversa com a atriz Danny Barbosa sobre o papel do ator na atuação para o teatro, cinema e TV.

Programação multicultural

O Circuito também conta com as tradicionais mostras competitivas: o 15º Festival do Cinema Brasileiro, o 12º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e o 9º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental. Além das sessões presenciais, os curtas concorrentes a melhor filme pelo Júri Popular e Oficial estarão disponíveis no site durante todo o período de realização do evento (14 a 20 de novembro), além de transmissão ao vivo pelo canal do youtube. Também de modo virtual e presencial, estão os filmes que compõem a Mostra de Cinema Infantil.

Além disso, a Mostra Cinema Livre, com funcionamento na Praça 12 de Abril entre 15 e 19 de novembro, exibe filmes com classificação indicativa livre a partir das 19h e, no mesmo local, a Feira de Empreendedores Culturais e o palco com shows musicais, que recebe na primeira noite do evento (15) o Festival Alagoano de Rock, com apresentações de Wado, Morcegos, Lambertos, Janaina Melo e Invisible Control. A grade de shows encerra no domingo (20), com destaque para a banda pernambucana Mundo Livre S/A.

Democratização à cultura

Neste ano, a novidade é o Camping Circuito Penedo, uma ótima opção para quem está procurando um lugar para servir de base enquanto curte o evento. O camping é aberto ao público, totalmente gratuito, e conta com segurança 24 horas, 12 banheiros químicos, 12 chuveiros, lavatórios e área coberta de convivência com pontos de energia. A iniciativa busca ampliar ainda mais o acesso e estadia dos visitantes durante a semana do Circuito. O esquema de reserva pode ser feito até o dia 11 de novembro, através do link disponível no Instagram do festival.

Ano após ano, o Circuito se reinventa e busca abrir espaço para novas discussões, sempre reafirmando seu papel como instrumento para olhares e perspectivas sobre o vasto patrimônio audiovisual alagoano e nacional, em diálogo com a educação. Durante sete dias, a cidade histórica de Penedo recebe uma programação intensa e gratuita. Com a execução também digital do Circuito, além dos filmes disponibilizados no site do evento, debates, rodas de conversa passaram a acontecer em formato online. O programa engloba ainda a exibição de longas-metragens brasileiros.

O Circuito Penedo é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Patrocinam o evento o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Prefeitura de Penedo e o Sebrae Alagoas.

Fonte: Ascom Secult com Assessoria