Dólar com. 5.0744
08 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Correios expande para Nordeste arrecadação de donativos ao Rio Grande do Sul
09/11/2022 às 19h00

Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira promove oficina terapêutica com usuários

Atividade foi realizada na praia e buscou promover a prática de atividades físicas e a reinserção dos usuários atendidos pelo serviço

Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira

Com o objetivo de despertar o interesse pela atividade física e promover a interação em grupo, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, promoveram uma oficina terapêutica com usuários atendidos pelo serviço. As atividades foram realizadas na manhã desta quarta-feira (9) em Jaraguá, na área de acesso à praia.

“Essa atividade faz parte das oficinas terapêuticas externas realizadas com crianças e adolescentes atendidos pelo nosso serviço e é muito importante para a reabilitação psicossocial desse público, que vem em um processo de sofrimento psíquico grave. A partir do momento em que eles participam, eles estão sendo incluídos, reabilitados e sendo cuidados em liberdade”, destaca Thyone Assunção, gerente do Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira.

A oficina ofereceu para os adolescentes, momentos de alongamento, aula de dança e ginástica funcional na praia, atividades que visam desenvolver a agilidade, motricidade e coordenação motora. As ações na praia foram coordenadas pela enfermeira do Capsi, Thais Gomes e pela assistente social, Juliana Amorim e contaram com a parceria de alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio de projeto de extensão.

Serviços oferecidos pelo Capsi

Localizado na Serraria, os serviços do Capsi Dr Luiz da Rocha Cerqueira são voltados para crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos, que apresentam sofrimento psíquico intenso, focando no alívio desse sofrimento, em suas potencialidades e no retorno da qualidade de vida. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional que contempla médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros.

Entre as principais demandas acolhidas pelo serviço estão depressão, esquizofrenia, transtornos de personalidade e de conduta, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sofrimentos psíquicos graves. O atendimento é de demanda espontânea e as crianças e adolescentes podem ser encaminhados para o local por serviços de saúde, escolas, conselhos tutelares e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas).

Fonte: Ascom SMS