Escola Técnica de Artes da Ufal apresenta a Semana de Dança com o tema "Corpóreo: Experimentações e Diálogos com o Corpo”

12/10/2022 08:09 - Cultura
Por Assessoria
Image

A Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/UFAL) vai promover entre os dias 17 a 21 de outubro A Semana de Dança com o tema "Corpóreo: Experimentações e Diálogos com o Corpo”. O evento vai contar com oficinas, mesa redonda e apresentações artísticas. A ideia do evento é abrir uma discussão sobre a dança englobando diversos estilos como, dança do ventre, de rua entre outras e mostrar como a dança é uma ferramenta não apenas de arte, mas também de expressão.

As atividades se dividem entre a ETA e o Sesc centro.  A semana de dança da ETA está muita rica de atividades como mesa redonda com o debate: "Intérprete criador de dança: desafios e oportunidades” que traz uma discussão sobre o atual cenário da dança no país e entender como ele funciona.

Segundo Giovanni Fernandes, membro da comissão organizadora do evento, mesas redondas como essas servem para discutir sobre o futuro dos alunos que estão se formando e os que estão entrando agora no curso. “Vamos falar sobre as oportunidades e dificuldades enfrentadas no meio artístico, assim como também as apresentações de danças tem por objetivo a comunicação feita através do nosso corpo, o que a arte significa para mim e para o mundo, e o que eu quero falar através da dança, pois a dança também é uma forma de expressão”, destaca.

Já para Gyl Alcântara, aluno do projeto de extensão da Eta, o Projeto Corpóreo ajuda a fomentar a ideia de pesquisa do corpo, movimento e ações que leva a alguns questionamentos, “qual é a sua dança, o que ela quer expressar? Questionamentos como esses ajudam a manter o conceito de dança que constrói uma identidade e que também fortalece essa identidade”, finaliza.

Giseldo Carlos, aluno e membro da comissão organizadora do evento, diz que: “Projetos como o corpóreo são de extrema importância para nós estudantes da dança, porque nos dá a oportunidade de mostrar e trazer visibilidade para nossa arte. Visibilidade que talvez só teríamos quando nos formássemos ou entrasse em alguma companhia. Além de oferecer uma forma gratuita a toda comunidade de participar de oficinas e assistir apresentações artísticas dos alunos do curso, alimentando mais o campo da arte em Alagoas de forma acessível para todos”, finaliza.

Programação:

17/10 - Oficina “dança do ventre de fusão” com Ana Clara Oliveira às 15h - Escola Técnica de Artes

18/10 - Oficina “Dança de rua” com Airton Robert às 15h - Escola Técnica de Artes 19/10 - Oficina de “Zouk” com Ana Cristina às 15h - Escola Técnica de Artes Mesa Redonda "Intérprete Criador em dança: Desafios e Oportunidades" às 19h - Escola Técnica de Artes

20/10 - Apresentações artísticas dos alunos do 1° e 3° período de dança da ETA às 19h - Sesc Centro

21/10 - Apresentações artísticas dos alunos do 1° e 3° período de dança da ETA às 19h - Sesc Centro.

Idealização e Coordenação: Valeria Nunes - (@valeria_soueu)

Comissão Organizadora: Giovanni Fernandes, Giseldo Carlos, Gyl Alcantara, Maria Eduarda, Noemir Santos, Victória Alexia

Identidade Visual e Mídias Sociais: Giseldo Carlos (@giseldo.carlos)

Assessoria de Comunicação Keka Rabelo (@kekarabelo_al)