Dólar com. 5.1031
18 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel MS lança edital do Programa Mais Médicos com 60 vagas em Alagoas
04/10/2022 às 16h30

Geral

Projeto de extensão de Serviço Social da Ufal realiza ações voltadas à gestão escolar

Divulgação

O Projeto de Ações Curriculares de Extensão (ACE) do curso de Serviço Social da Ufal, iniciado em 2019 por meio da professora Telma Sasso, vem elaborando e realizando uma série de ações voltadas para a Escola Municipal Professor Corintho da Paz. As atividades também são voltadas para comunidades da capital, mais especificamente na Grota da Alegria, no Benedito Bentes, e na Grota Santa Helena.

"O Projeto ACE iniciou com o objetivo de contribuir para melhorar a gestão das escolas e comunidades, elaborando didáticas, informativos e vídeos que possam acelerar a autonomia nos ambientes em que este projeto se encontra. Criamos conteúdos de forma personalizada.
Nosso intuito é auxiliar na aprendizagem e na utilização de mecanismos e dispositivos eletrônicos que auxiliem os gestores a aumentar a produtividade e a participação dos alunos", explicou a estudante de Serviço Social, Ana Beatriz Santos. Ela e os demais discentes do 2º e 3º período do curso integram o referido projeto.

A equipe criou site e canal do Youtube, duas ferramentas que atuam em conjunto: enquanto o site informa as didáticas, o canal demonstra como fazê-las por meio de vídeos interativos.

Entre os aspectos da gestão das escolas que o projeto busca melhorar, a estudante cita que a finalidade é "auxiliar na agilidade dos serviços oferecidos pelos profissionais educacionais dos complexos, auxiliando também na facilidade e integração do vínculo entre escola, aluno e família".

E destaca: "Os conteúdos podem ser acessados virtualmente de modo rápido, na intenção de entregar uma melhor gestão aos usuários".

Para conhecer o site, acesse aqui

O canal do Youtube pode ser conferido neste link

Mais sobre o ACE

O Projeto de Ações Curriculares de Extensão (ACE) é um conjunto de ações planejadas com o objetivo de desenvolver habilidades e competências previstas no currículo da graduação em Serviço Social, nas quais os estudantes são protagonistas na organização, na execução e na avaliação da ação.

Tendo em vista a formação profissional, Ana Beatriz revela que as ações do projeto vêm "contribuindo no trabalho em equipe, desenvolvendo a capacidade resolutiva na área de atuação em questão, lidando com profissionais e pessoas de outras realidades e situações, além de expandir o campo de visão, saindo da 'nossa realidade' e sempre buscando melhorias para o próximo".

Fonte: Ascom Ufal