Ufal tem bloqueio orçamentário de R$ 4,8 milhões: 'Momento crítico', diz reitor

MEC afirma que medida é reflexo de uma ordem do Ministério da Economia, e que os valores serão desbloqueados em dezembro. Universidade informa que cortes comprometem contas de 2023.

Após corte de R$ 4,8 milhões no orçamento, reitor diz que Ufal vive 'momento crítico'

O bloqueio mais recente no orçamento da União, de R$ 2,63 bilhões, vai impactar diretamente na educação. Nesta quinta-feira (6), o reitor Josealdo Tonholo disse que foi informado pelo Governo Federal do corte de R$ 4,8 milhões na verba da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e que não sabe como vai honrar os compromissos financeiros em 2023.

"Ontem recebemos um comunicado do Ministério da Economia e do Ministério da Educação anunciando mais um bloqueio orçamentário da nossa universidade. Dessa vez, de R$ 4,8 milhões, que se somam aos cortes que nós já tivemos nesse pífio orçamento de 2022", disse o reitor da Ufal em vídeo compartilhado nas redes sociais.

"A Ufal e o Ifal não podem fechar. Precisamos do apoio de todos nesse momento crítico que estamos vivendo", reforça Tonholo.

Uma nota técnica divulgada pela Pró-reitoria de Gestão Institucional (Progins) indica que o corte representa uma perda efetiva de 8,1% nas dotações atingidas e 6% do orçamento para custeio e investimentos.

Na nota, Tonholo informa que a universidade vai continuar funcionando este ano, mas não sabe como estarão as contas em 2023.

“A gente vai conseguir acabar esse semestre letivo, mas para o ano que vem, eu não sei nem se a gente consegue começar o ano, porque as contas vão estar em aberto e eu não sei quais fornecedores vão sobreviver”, disse o reitor.

O MEC afirma que a medida é reflexo de uma ordem do Ministério da Economia, divulgada no fim de setembro, e que os valores serão desbloqueados em dezembro.